61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 7. Química Orgânica
ABERTURA DE ANÉIS AZIRIDÍNICOS DESPROTEGIDOS UTILIZANDO SELENOLATOS DE ZINCO EM UM SISTEMA BIFÁSICO
Juliano Braun de Azeredo 1
Ricardo Samuel Schwab 2
Marcelo de Godoi 1
Paulo Sérgio Taube Júnior 1
Vanessa do Nascimento 1
Antonio Luiz Braga 1
1. Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Química
2. Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Química
INTRODUÇÃO:

Compostos orgânicos contendo selênio vêm sendo amplamente estudados devido aos seus efeitos em diversas reações, tais como formações de ligações carbono-carbono sob condições relativamente brandas. Além disso, selenetos e disselenetos quirais podem ser empregados como ligantes quirais em reações enantiosseletivas, bem como em reações de adição de dietilzinco a aldeídos e adição conjugada de reagentes de Grignard em enonas.

 Por outro lado, aziridinas quirais constituem um dos mais versáteis sistemas de anéis de 3 membros, sendo estes  intermediários-chave para a síntese estéreo-controlada de compostos orgânicos contendo nitrogênio (aminoácidos, heterociclos e peptídeos).

No presente trabalho, objetivou-se a síntese de β-seleno-aminas quirais a partir da reação de aziridinas e diaril ou dalquil disselenetos utilizando zinco como agente redutor em um sistema bifásico.
METODOLOGIA:

 As aziridinas são facilmente sintetizadas a partir do aminoálcool, obtido da redução do aminoácido, tratado com ácido sulfúrico concentrado e água, seguida por uma destilação e extração com éter etílico e hidróxido de sódio. A partir disso realizou-se a reação de abertura do anel aziridínico, testando-se, primeiramente, o disseleneto de difenila e aziridinas, protegidas e desprotegidas, derivadas da L-fenilalanina. Estas foram testadas usando o zinco como agente redutor do disseleneto em um sistema bifásico HCl/éter. Para otimizar o trabalho foram testadas outras condições reacionais, tais como a variação  da temperatura, de solvente e do grupamento R ligado à aziridina para a formação da β-seleno-amina. Após este estudo, foi realizada variação do grupamento R ligado ao dicalcogeneto. Após o tratamento da reação e isolamento dos compostos através de cromatografia em coluna flash, os produtos foram analisados e caracterizados por RMN 1H e 13C.

RESULTADOS:
As reações foram desenvolvidas com a finalidade de se determinar as melhores condições para favorecer a formação dos produtos de interesse.  O melhor resultado foi obtido com o uso da aziridina desprotegida, com rendimento de 77%. No estudo da otimização das condições reacionais, a β-seleno-amina com melhor rendimento foi obtida utilizando  éter etílico como solvente, temperatura ambiente e grupamento benzila ligado ao anel aziridínico. Na variação do grupamento R do dicalcogeneto, obteve-se melhor resultado nos compostos que continham grupamentos arila com haletos na posição 4, com 83% de rendimento.
CONCLUSÃO:

Foi apresentado nesse trabalho uma simples e eficiente rota sintética para a preparação de      β-seleno-aminas quirais. Essas foram preparadas em um sistema bifásico, usando zinco comercial, aziridinas desprotegidas e alquil ou aril disselenetos. Uma característica importante deste trabalho é a regiosseletividade da reação de abertura do anel aziridínico, levando ao produto desejado com rendimentos satisfatórios.

Instituição de Fomento: CNPq; CAPES; FAPERGS; FAPESC
Palavras-chave: aziridina, β-seleno-aminas, zinco.