61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 5. Farmacognosia
AVALIAÇÃO DO PERFIL QUÍMICO DE Mansoa sp POR CG-EM
Ana Neide Lopes Pontes 1
Izabel Cristina Casanova Turatti 2
Norberto Peporine Lopes 2
Renata Takeara 1
1. Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia - UFAM
2. Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP
INTRODUÇÃO:

Bignoniaceae é uma família representada por aproximadamente 800 espécies em 110 gêneros. No Brasil, diversas espécies de Bignoniaceas têm uso medicinal e algumas atividades biológicas foram comprovadas, como as atividades antitumoral, antiinflamatória e antimicrobiana. Naftoquinonas, lignanas, triterpenos e flavonóides foram previamente isolados de espécies desta família. No entanto, a composição química e as atividades biológicas da maior parte delas permanecem desconhecidas. O gênero Mansoa é um arbusto lianescente de 2 a 3m, raiz axial ou pivotante, suas folhas são geralmente opostas, compostas de várias maneiras, em fascículos alternados, coriáceas, com ápice acuminado e base cuneada, os folíolos podem aparecer como gavinhas simples ou trifurcadas. Várias espécies de Mansoa são conhecidas popularmente como cipó de alho e são usadas no alivio de dores reumáticas e no combate a febre, especialmente a associada a estados gripais e resfriados. Tendo em vista a sua importância, o objetivo deste trabalho é avaliar a constituição química de Mansoa sp.

METODOLOGIA:

As folhas de Mansoa sp foram coletadas na cidade de Itacoatiara, AM, no mês de novembro de 2008, sempre pela parte da manhã, e submetidas ao processo de hidrodestilacão utilizando aparelho tipo Clevenger, durante seis horas. O óleo extraído foi submetido à análise em CG-EM em equipamento SHIMADZU acoplado a um espectrômetro de massas SHIMADZU QP2010. Para cromatografia dos componentes foi empregada coluna DB-5MS, com 30 m x 0,25mm, espessura do filme interno de 0,25 µm. A identificação dos constituintes foi feita por interpretação de seus respectivos espectros de massas e índice de retenção linear (Índice de Kovat’s), e por comparação com dados da literatura.

RESULTADOS:

As folhas verdes do cipó alho forneceram 0,04% de um óleo amarelo que apresentou. A análise cromatográfica do óleo (CG-EM) indicou a presença de 14 componentes químicos. Os constituintes químicos majoritários são dissulfeto de dialila e trissulfeto de dialila, tetrassulfeto de dialila e 1- octen-3-ol. Em menores quantidades foram identificados salicilato de metila, dissulfeto de metil alila e o trissulfeto de metil alila.

CONCLUSÃO:

A análise de Mansoa SP por CG-EM indicou a presença de compostos sulfurados como constituintes majoritários. Dentre estes trissulfeto de alila e o dissulfeto dialila foram encontrados em maiores quantidades. Estes resultados são semelhantes aqueles relatados na literatura para outra espécie de Bignoniaceae.

Instituição de Fomento: CNPq (PIBIC e Edital Universal 2007)
Palavras-chave: Mansoa, óleo essencial, CG-EM.