61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
OS URUBUS-DE-CABEÇA-PRETA (Coragyps atratus) NA PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL DE MACAPÁ-AP, BRASIL.
Luis Alexandre Lemos Costa 1
David Figueiredo de Almeida 2
1. SINSEPEAP
2. Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
INTRODUÇÃO:
A espécie Coragyps atratus, vulgarmente chamada de urubu-de-cabeça-preta, é uma ave cuja distribuição se estende desde os Estados Unidos, na América do Norte, ao Paraguai, na América do Sul. Tem plumagem preta e atinge 1.5 metros de envergadura. É considerado um “varredor de ruas”, pois se alimenta principalmente de carniça, mas também pode comer ovos e animais recém-nascidos. O objetivo deste trabalho foi estudar a percepção de estudantes de uma escola pública a respeito desta espécie.
METODOLOGIA:
Questionários mistos foram aplicados com uma amostra de 40 alunos de 6ª série da Escola Estadual Maria Ivone de Menezes, localizado no bairro Cidade Nova I, na periferia do Município de Macapá-AP, Brasil. Em sua maioria, os entrevistados são do sexo feminino (52,5%), com idade entre 11 e 14 anos. O trabalho foi executado no período de 28 de fevereiro a 01 de março de 2009.
RESULTADOS:
Após a análise dos dados, verificou-se que, para 42.5% dos alunos o urubu pode prejudicar o Homem; 30% acreditam que há relação entre esta espécie e a morte, principalmente pelo fato de se alimentar de carniça e ser de cor preta. Ainda assim, 60% dos alunos acreditam que a espécie deve ser preservada. Questionados sobre o que gostariam de saber sobre os urubus, os itens mais citados pelos alunos foram: a razão pela qual os urubus comem coisas podres (17.5%) e lixo (12.5%). Outras situações, como o motivo pelo qual os urubus têm medo de bem-te-vis, também foram mencionadas (4%).
CONCLUSÃO:
Conclui-se que a percepção sobre os urubus, de alunos da escola investigada, contém mitos e conhecimentos relevantes a respeito da ecologia da espécie. Estas informações são valiosas para estratégias de educação ambiental que visem à preservação e/ou controle destes animais, no sentindo de desmistificá-los e ressaltar sua importância ecológica como os “garis naturais” que, muitas vezes, tentam reverter a poluição por lixo orgânico causada pelo Homem.
Instituição de Fomento: Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá
Palavras-chave: percepção ambiental, urubus, educação.