61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
ALTERAÇÕES NOS TEORES DE PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS SOLÚVEIS TOTAIS EM FOLHAS DE SORGO CULTIVADO NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE ALUMÍNIO
Hugo Amancio Sales Silva 1
Flávio José Rodrigues Cruz 1
Monyck Jeane dos Santos Lopes 1
Hadrielle Karina Borges Neves 1
Yngrid Henrique Tavares de Melo Rodrigues 1
Roberto Cezar Lobo da Costa 1, 2
1. Instituto de Ciências Agrárias/ Laboratório de Fisiologia vegetal Avançada, UFRA
2. Prof. Dr. Orientador .
INTRODUÇÃO:

Vários fatores endógenos estão ligados à capacidade de adaptação fisiológica das plantas aos mais variados tipos de estresses abióticos. Pode-se citar, entre outros, a acumulação de compostos orgânicos como os açúcares, proteínas e aminoácidos solúveis responsáveis pelo ajustamento osmótico de células vegetais de plantas em condições de estresses abióticos como o hídrico, salino e os ocasionados por metais como o alumínio, visto que este contribui para a redução das atividades fisiológicas do sistema radicular relacionadas com a absorção de nutrientes e água.

O Al+3 é apontado como um dos principais fatores que limitam o crescimento e a produtividade das culturas em solos ácidos. Um dos primeiros e mais importantes sintomas da toxidez por alumínio é a inibição do crescimento radicular que desencadeia um conjunto de sintomas que vai desde a redução do crescimento da parte como alterações do metabolismo do nitrogênio, interferindo na síntese de compostos nitrogenados nas células vegetais.

METODOLOGIA:

Sementes de sorgo foram postas para germinar em bandejas plásticas contendo areia lavada e autoclavada. Após 7 dias, foram escolhidas plantas uniformes quanto ao tamanho e sanidade, sendo as mesmas transplantadas para vasos opacos e externamente prateados contendo 2 L de solução nutritiva. Foi usado como substrato areia lavada e sílica na proporção de 3:1. Após 20 dias da emergência das plântulas adicionou-se na solução Al2 (SO4)3 . 18 H2O nas concentrações de 0, 50, 100 e 150µM. No 30º dia foram coletadas folhas de plantas de sorgo, ensacadas e postas para secar em estufas de ventilação forçada a 65 ºC por 72 horas. Em seguida, as folhas já secas foram maceradas em moinho, obtendo-se a farinha seca para a determinação de proteínas e aminoácidos solúveis totais. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualisado em esquema fatorial 4x10 (quatro concentrações de alumínio e dez repetições). Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas a 5% pelo teste de Tukey.

 

RESULTADOS:

Houve redução significativa dos teores de aminoácidos solúveis totais, em que as concentrações de 100 e 150µM de alumínio promoveram reduções de 28,65% e 36,7% respectivamente. Em relação aos teores de proteínas solúveis totais foram observados resultados semelhantes aos encontrados nos aminoácidos solúveis totais, embora se tenha verificado ausência de diferenças significativas entre os tratamentos de 50, 100 e 150µM que contribuíram com reduções de 6,60%, 9,24% e 11,40%.

CONCLUSÃO:

Os teores de proteínas e aminoácidos solúveis totais em folhas de sorgo foram reduzidos pela presença de alumínio na solução, verificando-se forte influencia deste metal no metabolismo de proteínas e aminoácidos em plantas de sorgo.

 

Instituição de Fomento: UFRA
Palavras-chave: Alumínio, Proteinas, aminoácidos solúveis totais.