61ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária
IMPACTO DA OCUPAÇÃO URBANA NA QUALIDADE AMBIENTAL NA BACIA DO CÓRREGO QUARTA-FEIRA, CUIABÁ-MT.
Felipe de Almeida Dias 1
Leandro Obadowiski Bruno 1
Luiz Airton Gomes 1, 2
1. Departamento de Engenharia Sanitária / UFMT
2. Prof. Dr.
INTRODUÇÃO:
Resultante de um processo de ocupação impensado e inadequado, a grande maioria das cidades brasileiras se constituiu e cresceu nos vales dos rios, encostas íngremes, terrenos alagadiços, etc. e à margem do planejamento urbano, ocupando-se de áreas impróprias ao assentamento urbano. O desordenamento na formação e crescimento da cidade gera impactos graves ao meio ambiente, como ocupação de áreas protegidas, poluição dos mananciais com o esgoto domestico sem tratamento e lixo, ocupação de áreas de encostas, etc., além de afetar a qualidade de vida da população. Esse processo foi vivenciado em praticamente todas capitais brasileiras e em Cuiabá não foi diferente. Nos últimos 50 anos a cidade cresceu cerca de 500%, sem o suporte necessário no que diz respeito ao saneamento e habitação, intensificando a degradação do ambiente urbano, especialmente dos córregos, como o Quarta-Feira. Depois de atravessar quatro bairros da capital mato-grossense o córrego apresenta suas características naturais severamente alteradas no seu exutório. Trata-se, este trabalho, de apontar impactos causados pela ocupação desordenada e ausência de saneamento na qualidade ambiental do córrego Quarta-Feira.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi feito a partir de dados primários, pesquisa observacional, e também levantamento de dados junto a órgãos públicos. Foram realizadas consultas a órgãos da administração municipal, como o IPDU e a SANECAP, bem como à própria Prefeitura Municipal de Cuiabá, a fim de levantar dados da população, perfil socioeconômico dos bairros que compõe a bacia, e cobertura do saneamento na região. Para a determinação dos limites da bacia hidrográfica, e seus aspectos físicos, topográficos e hidrográficos foram usadas imagens geradas pelos satélites da Digital Globe, disponibilizadas através do programa Google Earth, que fornece a escala e cotas em relação ao nível do mar com uma precisão de 20 metros. Para editar as imagens de satélite foi utilizado o programa AutoCAD. A estimativa da produção diária de esgotos foi feita a partir da população residente na bacia, e a contribuição de esgotos por habitante usada foi a recomendada pela NBR 7229, de acordo com o perfil socioeconômico da população da área de estudo.
RESULTADOS:
A bacia do córrego Quarta-Feira possui aproximadamente 560 hectares e população de aproximadamente 14 mil habitantes, e está toda localizada no interior do perímetro urbano do município de Cuiabá. Da área total da bacia, 63% são áreas urbanizadas, o restante, 37% ou 208 hectares são áreas não urbanizadas. A região da nascente do córrego é a que se encontra mais preservada, por se tratar de uma área de preservação permanente (APP). O córrego tem 4,3km de comprimento e 53% da mata ciliar encontra-se preservada. A degradação é mais grave no Bairro Alvorada onde as casas estão a menos de três metros do córrego, caracterizando as invasões de APP. A bacia toda não possui rede coletora de esgotos, e o efluente produzido é lançado em fossas e na rede de drenagem urbana, que acaba por atingir o córrego numa vazão média de 21l/s para e com uma concentração de 415mg.DBO/l. Lixo também é uma constante no Quarta-Feira, devido tanto ao lançamento direto no córrego quanto ao carreamento pelas águas de chuva através da rede de drenagem. Alem da poluição e invasões a erosão também se apresenta como um grave problema, especialmente nas áreas das margens onde houve retirada da cobertura original, conduzindo o córrego ao assoreamento.
CONCLUSÃO:
Neste trabalho foi observado que a situação atual da bacia do córrego Quarta-Feira, especialmente do córrego é resultado da ocupação desordenada do solo, sem infra-estrutura necessária. Através de dados secundários e observações na bacia de drenagem do córrego podemos concluir que as águas do córrego Quarta-Feira encontram-se impactadas devido ao lançamento direto de esgotos em seu leito. As Áreas de Preservação Permanente de fato são pouco preservadas visto que, apresentam algum tipo de degradação em cerca metade das áreas protegidas do entorno do córrego e em aproximadamente 25% da extensão total do córrego ocorrem invasões, o que contribui para a erosão das margens e assoreamento do seu leito. Contudo, com exceção do trecho do córrego localizado no bairro Alvorada, as margens se encontram desocupadas, facilitando um possível processo de recuperação. Apesar de o córrego apresentar sua qualidade ambiental degradada a situação ainda é passível de recuperação, a partir do investimento em infra-estrutura, recuperação das APP, educação ambiental da população, entre outras medidas.
Palavras-chave: Alvorada, degradação, drenagem urbana.