61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
BICHIONARIO: UMA CONTRIBUIÇÃO PARA O MEIO AMBIENTE
Lindinalva Maria Barbosa Bezerra 1
Maria Zélia dos Santos 1
1. Escola Municipal João Batista Lippo Neto
INTRODUÇÃO:

A realização desse projeto deu-se principalmente a partir de nossa percepção em relação ao interesse dos estudantes por animais, especialmente os silvestres e os nativos da Mata Atlântica que ainda se constitui em paisagem natural do bairro de Cosme e Damião, onde nossa escola está localizada e onde reside a maioria dos estudantes. O objetivo desse trabalho foi aprofundar não só esse assunto para que pudéssemos conhecer os animais e suas especificidades compreendendo sua importância para o meio ambiente, mas, sobretudo compreender esse animal inserido nesse ambiente atual que constantemente sofre transformações provocadas pelo homem. Transformações essas que vão pouco a pouco minando esse ambiente pelo desequilíbrio causado na natureza entre outros fatores, pelo aquecimento global que tem atingido e modificado o ambiente não só dos animais e das plantas, mas do próprio homem colocando assim toda cadeia natural da vida terrestre em risco. Nesse sentido buscamos refletir sobre essa problemática com os estudantes tendo em vista desperta-lhes a conscientização para as ações diárias em relação a natureza, para que estas sejam de cuidado e respeito.

METODOLOGIA:

Este trabalho foi desenvolvido na turma do 2º ano do 2º ciclo e teve duração de seis meses. Sendo a escola de horário integral, o mesmo foi realizado pela professora dos dois turnos nas diversas áreas do conhecimento. Para alcançarmos nossos objetivos realizamos pesquisas em diferentes fontes textuais, diversos dicionários e enciclopédias utilizaram a internet, trabalhamos com mapas, documentários, leituras, debates e aulas passeio à Mata Atlântica a fim de observarmos os animais nativos. Elaboramos coletivamente uma ficha padrão sobre as especificidades dos animais para serem respondidas pelos estudantes a partir de suas pesquisas. A sistematização e socialização dessa experiência se concretizaram na confecção do bichionário, um livro contendo figuras e informações sobre os animais em forma de dicionário, um álbum com algumas espécies de animais silvestres contendo produção escrita, ilustrada e informatizada pelos estudantes e a encenação de uma peça de teatro de fantoches pelos estudantes sob a orientação das docentes responsáveis.

RESULTADOS:

A partir da implementação desse projeto, pudemos observar um maior envolvimento e consequentemente maior participação dos estudantes nas aulas, certamente por valorizarmos e explorarmos o que eles próprios manifestavam como sendo de seu interesse. Percebemos que as estratégias vivenciadas foram fortes aliadas para consolidar a construção de competências de leitura e produção escrita, além disso, verificamos que o uso do dicionário passou a ter grande relevância na sala de aula e fora dela, mesmo após o término do projeto. Constatamos ainda uma mudança de comportamento e de atitude nos estudantes que se refletiu especialmente na família uma vez que os estudantes buscaram aplicar o que aprenderam na tentativa de proteger e valorizar os animais, especialmente os da mata, propagando a importância deste continuar no seu habitat.

 

CONCLUSÃO:

Considerando a necessidade de valorizarmos a natureza, os animais e o meio ambiente como um meio de preservarmos também a nossa própria sobrevivência, acreditamos na grande contribuição desse trabalho cujo significado para a vida dos envolvidos foi comprovadamente satisfatório. Podemos dizer que o retorno positivo do nosso trabalho através dos estudantes e dos pais entre outras pessoas da escola, nos fez refletir na importância de orientarmos nosso trabalho sem atropelar os reais interesses e motivações dos estudantes. Conhecer os interesses do grupo foi de extrema importância para orientarmos nosso trabalho e dar conta das competências e habilidades prevista para o ciclo de aprendizagem dos estudantes.

 

 

Palavras-chave: Animais, Dicionário, Meio Ambiente.