61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 4. Farmacotecnia
Influência de fatores tecnológicos sobre OS CONSTITUINTES QUÍMICOS PRESENTES EM soluções de Caesalpinia ferrea Martius.
ISIS COSTA RODRIGUES 1
JÔNATAS DE SOUZA FERNANDES 1
LUIZ AUGUSTO GOMES DE SOUZA 2
MARNE CARVALHO DE VASCONCELLOS 3
EMERSON SILVA LIMA 3
TATIANE PEREIRA DE SOUZA 3
1. Faculdade de Ciências Farmacêuticas/UFAM
2. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
3. Faculdade de Ciências Farmacêuticas - PPGCF/UFAM
INTRODUÇÃO:

Estima-se que o mercado mundial de fitoterápicos gira em torno dos 22 bilhões de dólares e, apesar do Brasil apresentar um papel privilegiado, devido a sua extensa e diversificada flora, não tem se destacado neste setor. Entre os fatores que favorecem esse cenário destaca-se a carência de estudos tecnológicos capazes de transformar plantas medicinais, com potencial terapêutico, em um produto que possa ser utilizado com exatidão de dosagem, garantindo eficácia e segurança clínica. A espécie Caesalpinia ferrea Mart., conhecida popularmente como Jucá ou Pau-Ferro, é uma árvore largamente distribuída no norte e nordeste do Brasil, sendo  utilizada na medicina popular como antiinflamatório, cicatrizante e no tratamento da anemia. Estudos pré-clínicos comprovam a atividade terapêutica desta espécie. No entanto, estudos visando o estabelecimento de parâmetros para identificação, determinação das propriedades físico-químicas da matéria-prima vegetal, assim como, o desenvolvimento de uma solução extrativa padronizada são escassos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a influência de alguns fatores tecnológicos sobre o teor de sólidos solúveis em soluções extrativas de C. ferrea a fim de estabelecer parâmetros para o controle de qualidade e a padronização de um produto.

METODOLOGIA:

A matéria-prima vegetal, constituída por vagem de C. ferrea, foi caracterizada através de perda por dessecação, teor extrativo e análise granulométrica por tamisação utilizando técnicas descritas na Farmacopéia Brasileira e códigos oficiais. A Influência de fatores extrativos sobre o teor de sólidos solúveis foi avaliada através de um planejamento fatorial 32 com quatro pontos centrais, onde foi investigada a influência dos fatores: relação droga:solvente m/V (5,0 ; 7,5 ; 10 % )  e concentração de etanol (00,0; 50,0; 100,0% ) sobre o resíduo seco das soluções extrativas preparadas através de decocção sobre refluxo por 15 minutos. O resíduo seco foi determinado seguindo técnica descrita na Farmacopéia Brasileira. O experimento foi analisado estatisticamente através de ANOVA multivariada.

 

RESULTADOS:

A Matéria-Prima Vegetal (MPV) apresentou teor de umidade de 11,38% indicando umidade residual apropriada para o armazenamento (< 14%). Foi encontrado um teor extrativo significativo de 38,71%, indicando a eficiência da água em extrair substâncias das células vegetais. O tamanho médio das partículas da MPV foi de 550,2 µm, adequado para o processo extrativo, uma vez que a superfície de contato entre o líquido extrator e a droga vegetal influencia no processo extrativo. De acordo com planejamento fatorial estudado, a ANOVA demonstrou que, para a MPV estudada, tanto a relação droga:solvente como a concentração de etanol são fatores estatisticamente significativos (p < 0,000) sobre o teor dos constituintes químicos (resíduo seco) das soluções extrativas obtidas. O modelo matemático encontrado demonstrou que a concentração de etanol tem uma influência quadrática sobre o resíduo seco, onde a melhor proporção foi de 50%. Com relação à proporção de droga vegetal, verificou-se uma influência linear, onde o resíduo seco aumenta com o aumento da proporção da droga vegetal. O modelo matemático proposto foi capaz de descrever 99,22% dos experimentos (r = 0,9922).

CONCLUSÃO:

A concentração de etanol foi o fator mais importante para extração dos constituintes químicos a partir da droga vegetal, sendo que entre as concentrações de etanol estudadas, a de 50% foi a mais adequada, independente da proporção da droga vegetal, possibilitando o máximo de extração e maior teor de sólidos solúveis.

Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: Caesalpinia ferrea, planejamento fatorial, solução extrativa .