61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO
Marcia Batista Dias Marinho 1
Rosa Oliveira Marins Azevedo 1
1. Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM
INTRODUÇÃO:

É notório que o currículo escolar sempre priorizou o desenvolvimento cognitivo. A emoção humana nunca foi vista como um conhecimento a ser explorado e desenvolvido nas crianças e nos jovens. É consenso que o ambiente escolar é fundamental para desenvolver habilidades individuais. Em função disso, alguns conflitos  surgem, principalmente em se tratando de alunos do Ensino Médio, jovens que necessitam de orientação para desenvolver  uma identidade que lhes permitam viver com autonomia na sociedade. Dentre os fatores que podem contribuir para essa vivência, destaca-se as relações afetivas no ambiente escolar. Nesse sentido, neste trabalho, procura-se compreender como se dão as relações afetivas entre professores e alunos do Ensino Médio, no espaço da sala de aula, e como isso interfere no processo ensino-aprendizagem desses alunos. Com isso, pretende-se contribuir com reflexões que sinalize para a importância da  afetividade no rendimento escolar e no equilíbrio das emoções dos jovens.

METODOLOGIA:

A pesquisa foi realizada em uma turma do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Manaus. Os fundamentos teóricos que nortearam a pesquisa tiveram com referências básicas Oliveira (1992), Saltini (1999) e Tiba (2002). Adotou-se a abordagem qualitativa porque permite considerar as impressões do pesquisador e dos sujeitos  pesquisados sobre o objeto de pesquisa, atribuindo-lhe significados. Utilizou-se como técnica para a coleta de dado o questionário, a observação e a entrevista. Os sujeitos de nossa pesquisa foram uma professora e vinte e um alunos do Ensino Médio. Para análise de dados, procurou-se  dialogar com as questões postas pelos sujeitos e pelos teóricos que abordam a temática, assim com a própria visão do pesquisador, tendo como foco de entendimento a afetividade como uma dinâmica profunda e complexa de sentimentos da qual o ser humano participa e, à medida que contribui para uma vida emocional equilibrada, colabora no processo ensino-aprendizagem.

RESULTADOS:

A pesquisa revelou que a afetividade é um componente importante que interfere no aprendizado dos alunos. Apesar de a maioria dos alunos pesquisados afirmarem que não se importam com o comportamento do professor, esses mesmos alunos disseram que a sua disciplina preferida, e que a aprendem mais, é aquela em que o professor “é legal”. Por sua vez, a professora identificada como “legal” pelos alunos, afirmou que tem um relacionamento muito bom com a turma. Isso foi possível se constatar na observação da aula, em que era nítido que o clima de respeito e afeto interferia positivamente na aprendizagem dos alunos.

 

CONCLUSÃO:

Conclui-se que a falta de afetividade interfere no rendimento escolar, principalmente nos casos de repetência e abandono, pois alguns dos alunos deixaram de freqüentar as aulas por não gostar de determinado professor, levando, inclusive, ao desprezo pela matéria por ele lecionada. Por outro lado, esses alunos tinham prazer de frequentar a aula dos professores com os quais mantinham uma relação mais próxima, aberta e afetuosa. Portanto, pode-se afirmar que a afetividade, como dinâmica de equilíbrio das relações, é uma importante  aliada no processo ensino-aprendizagem dos estudantes. 

Palavras-chave: Afetividade, Ensino Médio, Processo ensino-aprendizagem.