61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 1. Antropologia da Religião
FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO: UMA VISÃO ETNOGRÁFICA SOBRE A RELIGIOSIDADE NA LAGOA DOS ÍNDIOS
Thaylana Soraya da Silva Jucá 1
1. Universidade Federal do Amapá - Unifap
INTRODUÇÃO:

Quando falamos de cultura devemos ter a clareza de que não existe superioridade de nenhuma sociedade em relação à outra; para descrevermos uma determinada cultura ou aspecto cultural, o único lugar para onde devemos olhar é o interior da cultura que se pretende observar, mesmo porque ela é única e não pode ser comparada a nenhuma outra.

A religião é um dos fatores mais importantes de um sistema cultural, em determinadas sociedades ela rege grande parte das relações sociais. As comunidades tradicionais mesmo com as tentações da modernidade caminham na tentativa de manter suas principais manifestações culturais e religiosas; nessa luta pelas tradições está a Comunidade Quilombola da Lagoa dos Índios quando realiza a festividade em honra a Nossa Senhora do Carmo. 

METODOLOGIA:

Um dos aspectos mais importantes desse trabalho é o uso do método etnográfico, o qual nos propiciou descrever minuciosamente o que nos propomos a estudar; a maioria dos dados coletados foi adquirida através dos relatos de alguns atores sociais da referida comunidade (moradores, líderes comunitários); foram realizadas enumeras entrevistas que mais pareciam com longas conversas agradáveis. A análise baseou-se em teorias de autores como GEERTZ, LARAIA, FILORAMO, PRANDI, ALMEIDA, GOMES, MARIM.

RESULTADOS:

Pôde-se perceber a importância da manifestação religiosa no cenário cultural da comunidade e constatar que no decorrer dos anos houve várias alterações no ritual de execução por conta da realidade social da vila, principalmente, as dificuldades financeiras.

Ao descrevermos a festividade de Nossa Senhora do Carmo, registramos para a sociedade, um pouco da história da comunidade, pois há uma carência de fontes bibliográficas que façam referência a comunidade em questão. Houve um despertar de alguns moradores para a necessidade de não deixar que informações históricas sejam enterradas com os idosos, esses últimos são as melhores fontes que pudemos ter acesso.

CONCLUSÃO:

A Comunidade da Lagoa dos Índios tem lutado para que suas tradições não desapareçam em meio aos grandes centros urbanos e as novidades da industria cultural. Mesmo que encontremos outra comunidade que realize uma festividade para a mesma santa, dificilmente, será igual; as pessoas serão outras, com outras histórias de vida, a significação daquele momento será diferenciado, portanto, imprimirão suas marcas de forma ímpar.

Instituição de Fomento: Universidade Federal do Amapá - Unifap
Palavras-chave: religião, tradição, cultura.