61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
MINHA PEQUENA ENCICLOPÉDIA
Maria da Conceição Bezerra 1
Betania Ribeiro da Silva 2
Elizabeth Maria da Silva 3
1. secretaria de educação de Camaragibe
2. secretaria de educação do Paulista
3. secretaria de educação do Recife
INTRODUÇÃO:

Ao longo do nosso trabalho com turmas de alfabetização, percebemos que apesar dos alunos chegarem á escola com certo conhecimento sobre a língua escrita, ainda apresentavam dificuldades para desenvolver competências básicas de língua portuguesa, especialmente em relação a produção de textos. Partindo dessa realidade, propusemos um trabalho com atividades reais e significativas que provocassem nos alunos a necessidade de produzir textos com autonomia. Nosso objetivo principal foi à confecção coletiva de uma enciclopédia, para tanto os alunos foram levados a pesquisar, produzir e refletir sobre os usos e funções sociais da língua escrita.

 

 

 

METODOLOGIA:

Para alcançar nossos objetivos realizamos uma seqüência de atividades didaticas. Iniciamos com uma sondagem para sabermos qual o tema que despertava maior interesse dos alunos e, conseqüentemente, o que iria gerar maior motivação. Essa sondagem nos subsidiou a optar pela confecção de uma enciclopédia sobre os animais em extinção. A turma foi dividida em pequenos grupos para realizar pesquisas na biblioteca e no laboratório de informática (internet). Essa pesquisa serviu de preliminar aos nossos propósitos, pois nosso objetivo era a exploração lúdica e subseqüente apresentação e discussão. Após as discussões os alunos eram levados a ilustrar e produzir os textos em grupo, posteriormente esses textos eram revisados coletivamente. A sistematização da experiência se materializou na confecção de uma enciclopédia produzida pelos alunos, sob a orientação da educadora. Como culminância, realizamos uma exposição com manhã de autógrafos para a comunidade escolar.

 

RESULTADOS:

Constatou-se que ao colocar os educandos diante de situações motivadoras, fazendo intervenções que os levem a refletir, chegamos a resultados bastante positivos. A opção de valorizar e explorar temas que fossem de interesse dos alunos foi fundamental para que eles se sentissem parte integrante do processo de ensino - aprendizagem. Percebemos que ao desenvolver atividades reais e significativas de leitura e produção de textos, com finalidades sócio-comunicativa, permitimos aos alunos perguntar, verificar e avançar em suas hipóteses com autonomia, o que contribui para a construção das competências e habilidades previstas para o ciclo de aprendizagem.

CONCLUSÃO:

Considerando a importância de desenvolver estratégias de leitura e produção de textos em turmas do primeiro ciclo, bem como as aplicações e impactos dessas competências na vida social do educando, acreditamos na necessidade de ampliação das estratégias didáticas  como também do estimulo de situações reais e significativas para superar os desafios e atingir os objetivos previstos. Ao proporcionarmos tais condições alcançaremos um eficiente desenvolvimento de habilidades. Os alunos que participaram do projeto demonstraram um bom desempenho na compreensão e construção das estratégias de leitura e produção textual, que foi sistematizado com a confecção da enciclopédia.

 

Palavras-chave: Metodologia, Leitura, Produção de texto.