61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
LEITURA DE OBRAS DE ARTES EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA VISÃO MULTICULTURAL.
Betania Ribeiro da Silva 1
Maria da Conceição Bezerra 3
Elizabeth Maria da Silva 2
1. Secretaria de educação do Paulista
2. secretaria de educação da cidade do Recife
3. secretaria de educação de Camaragibe
INTRODUÇÃO:

Ao longo do nosso trabalho com turmas de educação de jovens e adultos, percebemos que ao permitirmos o contanto com obras/objetos de artes, propiciávamos o desenvolvimento da sensibilidade, percepção e imaginação, ampliando, portanto, horizontes e enriquecendo a visão de mundo dos educandos. A arte tem a capacidade de despertar múltiplos sentimentos como a alegria, tristeza, angustia e confiança, pois ao interagir com uma obra de arte, tentando captar sua essência nos é permitido realizar diversas leituras e interpretações de um mesmo produto artístico. Foram essas características tão essenciais das obras de arte que nos levou a desenvolver um projeto sobre a vida e obra da artista plástica mexicana Frida Kahlo. Nosso objetivo principal foi a realização de uma vernissagem.

METODOLOGIA:

Para atingir os objetivos previstos, desenvolvemos a seguinte seqüência didática.  Realizamos uma exposição com réplicas de obras de arte de pintores variados (Picasso, Van Gogh, Tarsila do Amaral e Frida Kahlo). Essa exposição serviu de sondagem e nos subsidiou a escolher as obras de Frida Kahlo, artista que despertou a maior interesse dos alunos. Em seguida realizamos uma pesquisa biográfica e assistimos ao filme “FRIDA”. Essas atividades serviram para promovermos um debate reflexivo sobre a trajetória pessoal da artista, contextualizando questões como: homossexualidade, traição, papel da mulher na sociedade e respeito às diferenças. Em seguida foi apresentado aos educando uma nova exposição com as obras de Frida. Isto nos possibilitou a apreciação, leitura e contextualização. A sistematização das atividades se materializou com a construção de uma linha do tempo da vida dos alunos, que em seguida, foram levados a pintar seus autorretratos. Como culminância foi realizada uma vernissagem para a comunidade escolar. 

RESULTADOS:

Questões envolvendo auto-estima e respeito às diferentes culturas foram contemplados no decorrer do projeto. Percebemos que educar para um saber artístico requer ensinar o educando a ler o mundo por meio de todos os sentidos: sensações, intuições e sentimentos. Para alcançarmos resultados positivos se faz necessário colocar os alunos diante de situações desafiadoras, porém ao mesmo tempo lúdicas e motivadoras, com intervenções que os levem a refletir. A valorização de temas de interesse dos educandos tornou as atividades prazerosas. Durante todo projeto, os alunos estavam envolvidos, participando ativamente das atividades propostas, demonstrando muita habilidade e prontidão. Juntos pudemos constatar que a arte flui não apenas as emoções, fantasias e senso critico, mas também promove o processo de ensino aprendizagem.

CONCLUSÃO:

Consideramos de grande importância o trabalho com obras e objetos de arte, uma vez que o contanto com os mesmos enriquece a visão de mundo, proporcionando uma ampliação dos horizontes, assim como o despertar de múltiplos sentimentos. Constatamos a necessidade de valorizar temas de interesse dos alunos, promovendo situações lúdicas e motivadoras, em que os mesmos pudessem interagir com o objeto de conhecimento. Ao propiciar tais condições alcançamos resultados positivos, atingindo os objetivos previstos. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos tiveram uma participação efetiva, demonstrando um bom desempenho na construção dos conhecimentos, principalmente no que se referiu a linguagem oral, fato comprovado durante a  vernissagem.

 

Palavras-chave: Educação, Arte, Multicuturalismo.