61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A FORMAÇÃO DE PROFESSOR A PARTIR DA LEI 9.394/96 – LDB: UM ESTUDO DE CASO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO RUI BARBOSA
Manoel Messias de Souza 1
Carine Hailly Carvalho dos Santos 1
Cristiane Montalvão Guedes 1
Maria de Fatima de Jesus 1
Maria Lúcia de Gois 1
Tatiane dos Santos Cruz 1
1. Faculdade Amadeus/FAMA
INTRODUÇÃO:
O desenvolvimento desta pesquisa teve como objetivo mostrar o processo de formação do profissional da educação a partir da Lei 9.394/96. Atendendo as exigências do momento histórico, várias instituições de ensino superior implantaram os cursos superiores de pedagogia, sobrepondo o curso de Ensino Médio na Modalidade Normal, ampliando a vasta possibilidade de se adquirir a docência. Tratamos especificamente da formação de professores da Educação Infantil e dos anos inicias do Ensino Fundamental, em nível médio, na modalidade Normal. Para a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (artigo 61), a teoria, a prática de ensino e experiências anteriores são fundamentais para “a formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando”. Assim, foi analisado o processo de formação e prática docente no Instituto de Educação Rui Barbosa (IERB), por ter se tornado, em Sergipe, o centro de formação por excelência para esses profissionais da educação.
METODOLOGIA:
Ressaltando a importância de conhecer a legislação vigente sobre a formação de educador, este trabalho foi desenvolvido levando-se em conta a pesquisa bibliográfica e documental, que buscam descrever a ação desenvolvida na formação de professores no Instituto de Educação Rui Barbosa a partir da lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional a qual admite em ser artigo 62 uma formação mínima para exercer o cargo de professor a oferecida no ensino médio, na modalidade Normal.
RESULTADOS:
A criação da escola Normal, atualmente IERB, possibilitou a implantação de uma estrutura completa de formação de professores para o ensino primário, com práticas bem definidas e detalhadas, incluindo estágios práticos, formando profissionais para exercer docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os quais são capazes de integrar-se ao esforço coletivo de elaboração e investigação do cotidiano escolar no intuito de construir soluções criativas, numa reflexão contextualizada e teórica fundamentada sobre a prática, utilizando dessa forma linguagens tecnológicas em educação, pois “faz parte da natureza da prática do docente a indagação, a busca, a pesquisa” (FREIRE, 1996). A matriz curricular do curso no IERB oferece, além das disciplinas da Base Nacional Comum, conteúdos profissionais que buscam compreender os desafios apresentados à ação educativa escolar e não escolar na formação do professor. Neste contexto, podemos entender que “a qualidade da educação básica é o fator modernizante mais eficaz da sociedade e da economia” (DEMO, 2001).
CONCLUSÃO:
Verificamos que é imprescindível ressaltar a importância de uma valorização do profissional docente, apesar de não suprir todas as necessidades geradas pelo sistema público de ensino. É verdade que muito precisa ser feito e analisado para se chegar ao ideal de educação; valorizar o educador no papel não basta, é preciso que sejam ultrapassadas barreiras para poder concretizar essa valorização dos seus saberes. A nova LDB incentiva o magistério procurando dar uma melhor qualificação profissional aos alunos dos cursos e estágios de formação, especialização e aperfeiçoamento. Portanto o ensino médio, na modalidade normal no IERB, pode ser um forte fator de formação para a cidadania e de qualificação profissional, por formar professores competentes, dispostos a se aprimorar sucessivamente, resultando em mudanças na composição cultural, social, política e econômica, tornando a formação continuada parte essencial do melhoramento permanente da educação.
Instituição de Fomento: Faculdade Amadeus
Palavras-chave: Educação, Legislação, Formação de Professores.