61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
APLICABILIDADE DE SOFTWARES MATEMÁTICOS POR PROFESSORES/AS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB
Carolina Soares Ramos 1
Isabelle Maria Lima de Souza 1
Maria Lúcia Serafim 1
1. Universidade Estadual da Paraíba / UEPB
INTRODUÇÃO:
Os softwares matemáticos vem se constituindo como ferramenta de mediação importante no processo de ensino e aprendizagem nos vários níveis de formação. Desde a educação infantil ao ensino superior, professores preocupados com o avanço tecnológico e sua inserção na prática pedagógica, fazem uso de recursos diversos que venham a dinamizar as aulas e ao mesmo tempo contribuir com o aprendizado e formação do educando. Reflexões como estas, fazem parte do componente curricular de Prática do Ensino de Computação, do Curso de Licenciatura em Computação da UEPB. Nesta perspectiva de análise, elucidamos uma pesquisa com objetivo de verificar se e como os professores do Curso de Licenciatura em Matemática da instituição utilizam softwares em sala de aula, e se reconhecem a contribuição destes no processo de aprendizagem dos educandos no âmbito do desenvolvimento de suas práticas na educação matemática. Consideramos que estudos desta natureza possam contribuir para a ação-reflexão-ação das práticas docentes frente aos desafios da presença dos avanços computacionais.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória de caráter quanti-qualitativo que foi realizada com docentes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, que se deu em etapas de estudo bibliográfico, aplicação de questionário semi-estruturado contendo informações sobre: formação acadêmica; tempo de magistério no curso; a utilização, ou não, do computador e sua frequência; programas utilizados; realização de treinamento específico para o uso de softwares; o que pensam desta ferramenta na prática pedagógica e se tem alguma experiência que pudesse ser contada. Foram respondentes 30% dos 54 professores do curso, o que totalizam 16 participantes, diversificando entre os que tem formação em matemática e os que são da área de educação.
RESULTADOS:
Quanto ao perfil docente 31% são do sexo feminino; a idade varia entre 25 a 60 anos, com a média de 35 anos de idade. 50% possuem mestrado em matemática, 19% em educação, 19% doutorado em matemática e em educação, 11% tem especialização ou mestrado em outra área. Com relação ao tempo de magistério uma média de oito anos e meio. 100% utilizam computador, destes 67% diariamente, 25% eventualmente. A principal finalidade do uso do computador foi expressa em: 58% para uso acadêmico e diversão, 33% apenas para uso acadêmico. Sobre softwares matemáticos: 83% o empregam para edição de textos, fórmulas e figuras matemáticas, embasar pesquisa e verificar resultados, ampliar conhecimentos e observar metodologias. Os softwares mais utilizados são: MATLAB e EXCEL, apenas 17% usam essas ferramentas em sala de aula. 33% dos docentes fizeram capacitação sobre softwares. De modo geral consideram válida a inserção de softwares na prática pedagógica, mas poucos destes destacam experiências realizadas no campo do ensino-aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Os resultados parciais apontaram que ainda é muito insipiente o interesse ou mesmo, o uso de softwares matemáticos, por professores de formação matemática, aliados a sua prática pedagógica, uma vez que aqueles que demonstraram maior investimento no uso desse aplicativo, sua formação está no campo da educação ou das ciências da computação. Algumas justificativas destes para a não utilização encontra-se em apontar deficiências na estrutura do laboratório do próprio curso, não se referindo, portanto, a uma revisão de sua prática pedagógica. Outro dado importante é que a utilização não só de softwares, mas, do próprio computador ainda se limita ao uso extra-classe.Isto remete à necessidade de ampliar estudos de formação continuada nesta linha das tecnologias digitais, tendo em vista, a relevância social do Curso de Licenciatura em Matemática na formação dos futuros educadores e na própria reformulação de práticas dos docentes formadores.
Palavras-chave: Softwares matemáticos, Informática na educação, Prática Pedagógica.