61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO: O GOOGLE GROUPS COMO FERRAMENTA COLABORATIVA NO ENSINO E APRENDIZAGEM
Isabelle Maria Lima de Souza 1
Carolina Soares Ramos 1
Maria Lúcia Serafim 1
1. Universidade Estadual da Paraíba / UEPB
INTRODUÇÃO:
A sociedade atual permeada pelas tecnologias digitais aponta inúmeros desafios à prática docente e neste cenário apresenta a Internet como uma ferramenta que permite o desenvolvimento de atividades colaborativas. Neste sentido, experiência didática vem sendo desenvolvida pela docente de Prática Pedagógica de Computação no Curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba- UEPB, viabilizando vivências de mediação, interação on-line assíncrona neste componente curricular a partir do uso do Google Groups em suas aulas, como espaço virtual para adensar e aprofundar as relações de ensino e aprendizagem, reforçando que ensinar supera em muito a transmissão de um saber abstrato. Tendo em vista, ser este um espaço disponibilizado gratuitamente na Internet, considera-se relevante sua inserção nas práticas cotidianas dos professores permitindo que a relação professor e aluno ocorra de forma ampliada, construída significativamente em processos de colaboração. É nesta experiência docente e pesquisas sobre ferramentas e ambientes virtuais que se apóia o estudo que tem como objetivo investigar sobre a inclusão da ferramenta Google Groups no processo acadêmico de aprendizagem dos futuros professores.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, que alia dados quantitativos ao seu desenvolvimento. Foi realizada com alunos do Componente curricular de Prática Pedagógica do Curso de Licenciatura em Computação dos períodos III, IV e V que participam e interagem no Grupo Lc_UEPB, administrado pela professora orientadora. Do universo de 70 alunos, 41 responderam ao questionário semi-estruturado indagando sobre os aspectos comunicação, pesquisa, interação e produção, objetivos que orientam a prática de interação e aprofundamento da disciplina na aprendizagem dos alunos e como prática pedagógica dinâmica neste componente curricular.
RESULTADOS:
Quanto ao perfil dos alunos, 100% possuem computador, 95% tem acesso a Internet, destes, 89% a utilizam diariamente. De modo geral, todos que utilizam a Internet são para fins de pesquisa, comunicação, informação, entretenimento e compras. Sobre o Google Groups apenas 29% admitiram conhecer a ferramenta antes de ingressar no curso. 93% afirmaram não ter dificuldades em utilizar a ferramenta. Sendo o Google Groups uma ferramenta colaborativa 98% asseguraram a presença dos critérios: pesquisa, comunicação, interação e produção; sendo que os motivos para tamanha aceitação foram: 54% interatividade, 12% porque torna a disciplina mais atrativa, 10% compartilhamento de informações. Quando se questionou sobre a relevância das atividades realizadas através do grupo, 29% disseram levar a disciplina com mais importância, 12% consideram a importância do grupo na disciplina, por se sentirem atraídos pela flexibilidade que as atividades oferecem. 100% concordaram que estes ambientes podem ser utilizados em outras disciplinas curriculares. Por fim, 17% declararam serem administradores de grupos nesta ou em outras áreas afins, a partir da experiência didática na disciplina de Prática Pedagógica.
CONCLUSÃO:
Os resultados apontaram que a proposta de inserção do Google Groups utilizada como ferramenta de interação e colaboração pela professora no componente curricular de Prática Pedagógica favorece a interação, a partilha de informação e torna a disciplina mais atrativa, contribuindo para o envolvimento com a disciplina e ampliando as aprendizagens do aluno. Estes dados evidenciam a importância dos docentes do ensino superior e/ou outros níveis de ensino aliarem o domínio das tecnologias digitais à sua prática pedagógica, para que seus alunos usufruam dos avanços e das possibilidades geradas pelo universo dos ambientes virtuais.
Palavras-chave: Prática Pedagógica, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Interatividade.