61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ENTRE POSITIVIDADES, CONFLITOS E DESAFIOS: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O TRABALHO COM A LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO MÉDIO.
Rodrigo Alves dos Santos 1
1. CEFET-MG
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a formação inicial oferecida em cursos de formação de professores de língua portuguesa em duas universidades federais localizadas no Estado de Minas Gerais. Tendo com objeto de estudo a formação do professor de língua portuguesa para o trabalho com a leitura literária no ensino médio, a pesquisa aqui apresentada teve como objetivos principais: 1) compreender o porquê da configuração da formação de professores encontrada nas instituições investigadas, suas causas e razões; e 2) identificar os dilemas, as possibilidades e/ou limitações de cursos que objetivavam formar professores de literatura que atuariam na etapa final da educação básica. Caracterizado como uma pesquisa qualitativa com elementos de etnografia, o trabalho realizado se mostrou relevante para os campos da Educação e das Letras, por abordar questões ainda pouco debatidas em segmentos universitários, como a formação do professor de literatura para atuar no ensino médio e o lugar da leitura literária nos cursos de formação inicial de professores de português.

 

METODOLOGIA:

Tendo como lócus de pesquisa a Faculdade de Letras da UFMG (em Belo Horizonte) e o Departamento de Letras da UFV (em Viçosa), a pesquisa em causa, para atingir os objetivos a que se propôs, usou de questionários que foram enviados por e-mail para sujeitos que integravam todos os segmentos envolvidos no processo de formação inicial de professores de língua portuguesa (alunos, professores de disciplinas específicas e pedagógicas de graduação, coordenadores de cursos entre outros). Depois de vencido o prazo estabelecido para envio de respostas, os questionários recebidos tiveram suas respostas analisadas sob uma perspectiva foucaultianas de análise do discurso. Ou seja, foi feita uma leitura em busca de informações que estivessem na superfície dos discursos analisados e não subentendidas nas entrelinhas dos mesmos (FOUCAULT, 1995, 1996).

RESULTADOS:

Todo esse processo de investigação evidenciou, no que se referia aos cursos analisados, a existência de positividades. Entre estas, destacava-se, em ambas as instituições, o oferecimento de uma sólida formação teórica no que se referia a abordar a literatura enquanto manifestação cultural e como objeto de crítica literária. Mas, no que se referia à preparação do professor para atuar no ensino médio com a leitura literária, foi possível perceber, segundo a opinião dos sujeitos inquiridos, a existência de poucas orientações sobre como abordar a literatura em situação do ensino, com a finalidade de formar leitores literários no ensino médio. Neste sentido, ainda segundo os discursos analisados, tais orientações, quando existentes, ficavam muito mais a cargo das disciplinas pedagógicas que das específicas de literatura. Além desses aspectos, destacou-se, nos discursos analisados, que eram muitos e de natureza muito variada, os conflitos que os cursos de formação de professores de língua portuguesa analisados vinham enfrentando devido à situação de transição em que se encontravam. Situação essa gerada pela passagem da “antiga licenciatura” para as “novas licenciaturas” (cursos já adequados às exigências atuais de número de horas de estágio e prática de ensino).

CONCLUSÃO:

Os resultados constatados na pesquisa em causa permitiram, portanto, uma reflexão mais aprofundada sobre a formação inicial dos professores de língua portuguesa para atuar no ensino médio. Com isso, constatou-se que, para além da existência de conflitos que assolam os cursos de formação de professores do Brasil já há bastante tempo (como a realização do estágio, por exemplo), os cursos de Letras têm como um desafio específico a necessidade de repensar o entendimento que se tem a respeito do papel da licenciatura na formação de professores para o trabalho com a leitura literária em situação de ensino, visando a formação de leitores literários no último segmento da educação básica.

Palavras-chave: formação de professores, leitura literária, ensino médio.