61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
REFLEXÕES SOBRE AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA SALA DE AULA DA ESCOLA MUNICIPAL VILA OPERÁRIA DO RECIFE
Francisca Teodora do Nascimento 1
1. Prefeitura do Recife - PR
INTRODUÇÃO:

O estudo sobre as práticas discriminatórias de meninos e meninas existentes no cotidiano de sala de aula, surgiu a partir da observação de comportamentos, falas, gestos e posturas do masculino com relação ao feminino e vice-versa (Bourdieu, 1999). Pretendemos refletir juntamente com as crianças sobre situações onde apareçam as práticas discriminatórias, permitindo  que se pense em atividades pedagógicas que contribuam para a construção de novas posturas, incluindo nas relações de gênero, o respeito, a igualdade de direitos e deveres, buscando a formação de uma sociedade mais justa e humana dentro da comunidade em foco.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado na Escola Municipal Vila Operária do Recife, numa turma do 3º ano do 1º ciclo (2ª série), com um grupo de 30 alunos(as). Inicialmente, realizamos a observação na sala de aula de crianças que ofendiam umas às outras com expressões e posturas tais como: “menino não chora”, “mulher foi feita pra apanhar,” “o homem trabalha e a mulher cuida da casa”, “o homem é forte e a mulher é fraca”. Na etapa posterior realizamos um grande debate com a turma sobre o que foi observado. Surgiram alguns comentários a partir das reações que as crianças atingidas demonstravam. Num dia combinado com a turma, foram espalhadas pela sala de aula várias figuras e frases de homens e de mulheres que de alguma forma reforçavam a ideologia machista e de submissão das mulheres. Da apreciação das figuras e frases anteriormente analisadas, sugerimos a reflexão em cima de tudo que tinha sido visto, para facilitar o processo de produção textual individual e coletivo.

RESULTADOS:

Os resultados obtidos foram notadamente percebidos a partir da construção de um novo modo de pensar, falar e agir, facilitando uma melhor convivência entre meninos e meninas num ambiente norteado pelo respeito e pela valorização das relações de gênero. Entendendo que é possível viver buscando a promoção da equidade de gênero no cotidiano escolar.

 

CONCLUSÃO:

Concluímos que a promoção de reflexões em torno de expressões e posturas num ambiente de sala de aula, onde práticas discriminatórias eram facilmente percebidas, é antes de tudo contribuir para que tanto meninos e meninas passem a viver de maneira respeitosa, valorizando as diferenças entre homens e mulheres, compartilhando experiências que despertem em ambos os sexos o desejo de construir uma educação não-sexista a partir do que foi aprendido. É importante, também, ressaltar a presença da professora neste processo, como mediadora entre, os meninos e as meninas ajudando a resolver as situações  de conflito, motivando- os /as à reflexão para mudar essa realidade.

 

Palavras-chave: Educação, Gênero, Orientação.