61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 6. Zoologia
ARCTIINAE (INSECTA, LEPIDOPTERA, ARCTIIDAE) CAPTURADOS COM ARMADILHA LUMINOSA NUM FRAGMENTO DE FLORESTA EM ALTAMIRA, PA, BRASIL
Jessé Bucioli Novaes 1
José Otávio Barros Almeida Júnior 1
Márcia Cristina Delfina 3
José Augusto Teston 2
1. Faculdade de Ciências Biológicas, Campus de Altamira, UFPA. Bolsista PIBIC/UFPA
2. Faculdade de Ciências Biológicas, Campus de Altamira, UFPA. Orientador
3. Bióloga – Estagiária voluntária
INTRODUÇÃO:
Os arctiídeos estão entre as principais famílias de lepidópteros noturnos utilizados em monitoramento de ecossistemas naturais, por serem atraídos pela luz e por sua relativa facilidade de identificação. Possuem distribuição cosmopolita e, são caracterizados pelo porte médio, coloração vistosa, antenas geralmente pectinadas. Existem aproximadamente onze mil espécies destas mariposas no mundo, cerca de seis mil somente na região Neotropical e para o Brasil duas mil são estimadas, já no Estado do Pará são conhecidas 466 espécies. Apesar de vários trabalhos, muito antigos, já terem sido feitos sobre os representantes deste grupo, estudos sobre análise faunística na Amazônia Oriental ainda são escassos. Objetivando relacionar as espécies de Arctiinae ocorrentes na Amazônia e realizar estudos de análise faunística num fragmento florestal localizado no município de Altamira foi realizado o presente trabalho.
METODOLOGIA:
As coletas, mensais, foram realizadas num fragmento florestal localizado entre a latitude 03º11’55”S e longitude 52º10’15”W, possuindo altitude média de 195m, pertencente ao 51º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva) no município de Altamira, PA, com auxílio de uma armadilha luminosa EMATER/RS, modelo “Santa Rosa” equipada com lâmpada fluorescente ultravioleta F15T8 BLB e efetuadas entre agosto 2008 a janeiro 2009, sempre em noites de lua nova. No Laboratório Integrado de Biologia e Educação Ambiental (LIBEA) da Faculdade de Ciências Biológicas, Campus Universitário de Altamira, (UFPA), foi realizada a triagem, identificação, contagem e montagem dos espécimes coletados, para posterior incorporação no banco de dados da coleção do referido laboratório. Na caracterização foram utilizados os parâmetros: riqueza (S), abundância (N), índices de diversidade (H) e uniformidade de Brillouin (E), e dominância de Simpson (D).
RESULTADOS:
Foram coletados 116 exemplares, distribuídos em 38 espécies, onde Virbia sp.1 com 26 exemplares, Virbia sp.2 com 15 e Halysidota sannionis com 14 foram as que apresentaram maior abundância, representando 47% do total coletado. Vinte e uma espécies, com apenas um exemplar, e sete com dois exemplares, totalizaram 60% espécies coletadas. Com relação aos parâmetros, a diversidade de Brillouin apresentou valor de H = 3,73, uniformidade de Brillouin E = 0,741 e dominância de Simpson D = 0,085.
CONCLUSÃO:
Ocorreram 38 espécies, com 116 exemplares, 60% das espécies são consideradas únicas. Os índices de diversidade e uniformidade de Brillouin (H e E) foram relativamente altos, enquanto que a dominância de Simpson (D) foi muito baixa, pois somente três espécies apresentaram 47% dos exemplares. Todos estes parâmetros refletem um pouco da diversidade faunística de arctiíneos num fragmento florestal neste bioma.
Instituição de Fomento: FAPESPA e Bolsa PIBIC/UFPA
Palavras-chave: Mariposas, Diversidade, Entomologia.