61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A história do Grupo PET Psicologia da UFRGS e as transformações no ensino superior brasileiro.
Ângelo Brandelli Costa 1
Etiane Araldi 1
Jaqueline Tittoni 1
Gabriel Resende 1
Fabiane Majolo 1
Mayara Janovik 1
1. UFRGS
INTRODUÇÃO:
Este estudo investigou a história do Programa de Educação Tutorial (PET) no curso de Psicologia da UFRGS desde seu surgimento em 1988 até os dias atuais, e sua relação com o contexto do ensino superior do Brasil nesse período. Objetivou-se mapear a história do grupo tendo em vista a comemoração de seus vinte anos; compreender o contexto do ensino superior em que se insere o programa; e analisar os processos históricos que permitiram o desenvolvimento do programa no Instituto de Psicologia. Acreditamos que ao retratar a história do PET estamos integrando esse programa à história das politicas públicas do ensino superior no Brasil, e contribuindo para ampliação do debate acerca dele.
METODOLOGIA:
A metodologia baseou-se nos princípios da História do Tempo Presente (HTP), por se tratar de um processo histórico ainda não concluído. As fontes utilizadas foram: Documentos oficiais do PET; relatórios de atividades produzidas pelo próprio grupo; recortes de jornais do período mantidos pelo grupo; testemunhos orais com ex-tutores e ex-bolsistas; e entrevistas com atuais integrantes do programa.
RESULTADOS:
Com base nas analises das fontes consultadas pode-se sistematizar a história do PET Psicologia UFRGS em quatro períodos. De 1988 a 1995, as atividades do grupo foram marcadas pela pesquisa e pela formação individual dos alunos bolsistas, tendo como mote a preparação para a pós-graduação. Tais características compunham as diretrizes do assim chamado Programa Especial de Treinamento. Num segundo momento (de 1995 a 1998), a reedição do manual de orientações básicas do programa aparece como o marco das transformações pelas quais passou o grupo, redirecionando suas atividades da pesquisa para o ensino. No período que vai de 1998 a 2004 o grupo passa um processo de adaptação a crise nacional do programa, nesse período os documentos são escassos e o grupo parece ter se dedicado as atividades políticas em torno da manutenção do programa. O último momento (de 2004 até os dias atuais) caracteriza-se pela reestruturação do grupo, redefinido nacionalmente enquanto Programa de Educação Tutorial, com funcionamento mais coletivo e um caráter mais voltado para o ensino na graduação.
CONCLUSÃO:
Ao analisar a história do grupo PET Psicologia da UFRGS, percebemos que suas transformações permitem pensar o desenvolvimento do Instituto de Psicologia da UFRGS e as politicas públicas de ensino superior nacionais como um todo. Neste caso temos como exemplo, as ameaças de privatização do ensino superior, as modificações das noção de ensino pesquisa e extensão e como eram apropriadas e construídas pelo grupo, etc. Com relação a história recente do grupo, as discussões mais relevantes são em torno da implementação de metodologias de educação tutorial no curso de Psicologia da UFRGS e acreditamos que esse estudo contribui para avaliar esse processo. Percebe-se assim que a experiência do grupo PET-Psicologia UFRGS inscreve-se na história da universidade brasileira, ligada as políticas de modernização da universidade e expressando seus diferentes movimentos e discursos..
Instituição de Fomento: Sesu/MEC
Palavras-chave: Educação Tutorial, Ensino Superior, Psicologia.