61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
AVALIAÇÃO DAS PÁGINAS DOS SITES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
Antonio Coppi Navarro 1, 2
Alexandre Augusto Navarro Teixeira 1, 3
Francisco Nunes Navarro 1, 4
Paulo José Teixeira 1, 5
Francisco Navarro 1
1. Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Fisiologia do Exercício IBPEFEX
2. Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da Universidade de Mogi das Cruzes UMC
3. Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUC-PR
4. Faculdade de Informática e Administração Paulista FIAP
5. Centro Universitário Positivo UnicenP
INTRODUÇÃO:

A Internet é um poderoso instrumento de acesso livre que o publico possui neste momento do desenvolvimento sócio-industrial moderno, nesse sentido, as instituições de Ensino e Pesquisa, no Brasil, que tem como um dos princípios estruturante, a democratização das possibilidades, e em consonância com as políticas públicas de avaliação do sistema, entre um deles, a do sentido de ampliar a transparência e a eficiência do sistema pode e deve constituir um site com as informações que ajudem na escolha adequada do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu nas Instituições que prestam serviço de natureza publica. O Objetivo é quantificar, no período de janeiro de 2009, o perfil das informações com base nas sugestões do Diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES) nos Sites dos programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Informação no Brasil (Br) e por Região: Norte (N), Nordeste (NE), Centro-Oeste (CO), Sudeste (SE), Sul (S).

METODOLOGIA:
Através da Rede Mundial de Computadores acessou-se o site www.capes.gov.br e com base nas informações disponibilizadas no Portal, pela CAPES, sobre os Programas de Pós-Graduação (PPG), acessou-se os sites disponíveis dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Informação da Grande Área das Ciências Sociais Aplicadas; Nos sites de cada programa e com base nas seguintes sugestões do Diretor de Avaliação da CAPES: Apresentação do Programa, Nota do Programa, Objetivo do Programa, Linhas de Pesquisas, Matriz Curricular, Ementa das Disciplinas, Bibliografia, Duração do Curso, Processo de Seleção, Período de Aula, Corpo Docente, Currículo dos Docentes, Produção dos Alunos, Produção do Programa, Corpo Discente e Infra-Estrutura, quantificamos de forma Absoluta e Relativa o perfil das informações dos programas.
RESULTADOS:
O Br tem 18 PPG Stricto Sensu em Ciências da informação: 3 NE, 2 CO, 11 SE e 2 S; Com relação às informações cadastradas no Site da CAPES encontramos o endereço eletrônico em 13 PPG: 1 NE, 2 CO, 9 SE e 2 S; Já no que concerne à Apresentação dos Programas: 2 NE, 2 CO, 9 SE e 1 S; Sobre o Objetivo do Programa apenas 12 PPG: 2 NE, 9 SE e 1 S; e com relação a Linhas de Pesquisas e a Matriz Curricular 14 PPG: 2 NE, 2 CO, 9 S e 1 S; As Ementas das Disciplinas contidas na organização curricular, 13 PPG: 2 NE, 1 CO, 9 SE e 1 S; O Período de Curso do Programa, 7 PPG: 2 CO, 4 SE e 1 S; Referente ao Processo de Seleção, 10 PPG: 2 CO, 7 SE e 1 S; O período, as horas, em que ocorrem as aulas, 9 PPG: 2 CO, 6 SE e 1 S; O Corpo Docente, 13 PPG: 1 NE, 2 CO, 9 SE e 1 S; O Currículo do Corpo Docente está visível em 7 PPG: os 7 SE; No que diz respeito à Nota obtida no processo de avaliação pela CAPES, a Bibliografia e a sua Produção Científica, nenhum programa as informa; Informações a respeito do Corpo Discente, 4 PPG: 1 NE, 2 CO e 1 SE; A Produção Científica do Corpo Discente, os alunos, são informados em 11 PPG: 2 NE, 2 CO; 6 SE e 1 S; Referente à Infra-estrutura, 2 PPG: os 2 SE.
CONCLUSÃO:
Com base nas informações do presente estudo podemos concluir que os Sites dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Informação no Brasil não seguem as sugestões do Diretor de Avaliação da CAPES.
Palavras-chave: Sites, Ciências da Informação, Avaliação.