61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS: REGISTROS DE UMA PRÁTICA VIVENCIADA.
Sueli Tavares de Souza Silva 1, 2
Mônica Alves Coelho dos Santos 1
1. Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes – SEDUC/PMJG/PE
2. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco - SEE/PE.
INTRODUÇÃO:

A promoção de mudanças na prática pedagógica apenas é possível a partir do processo de formação continuada em serviço, que corresponde a um conjunto de ações relevantes na construção de um novo perfil de professores. A importância deste processo consiste na construção coletiva de saberes e auto-avaliação da prática pedagógica. A formação continuada do componente curricular ciências promovida pela Secretaria Municipal de Educação – SEDUC do Jaboatão dos Guararapes ocorre de forma democrática, participativa e inclusiva, levando o professor a obter uma orientação teórica e conceitual desenvolvendo uma postura crítica e reflexiva. Este trabalho teve como objetivo principal divulgar as ações desenvolvidas (estratégias/metodologias) nos encontros pedagógicos mensais para professores de Ciências deste município, com a finalidade de promover uma reflexão sobre a viabilidade do modelo utilizado pelas formadoras em serviço.

METODOLOGIA:

Este trabalho apresenta as ações desenvolvidas nos encontros de formação continuada no período 2004- 2008. Nos encontros mensais foram realizadas as seguintes atividades pedagógicas: 1) visitas a instituições de caráter científico: museus, universidades, entre outras, onde o professor apropriou-se dos conhecimentos produzidos nestes locais; 2) debates de cunho interdisciplinar, com a finalidade de discutir e ampliar conhecimentos sobre temas polêmicos e atuais, a exemplo do aquecimento global; 3) escolha unificada do livro didático, sinalizando para um planejamento uniforme em toda a rede; 4) realização de diagnósticos ambientais, levando a comunidade escolar a conhecer, entender e refletir sobre a problemática ambiental; 5) participação em eventos científicos com a publicação de trabalhos sobre algumas das atividades desenvolvidas pelos professores; 6) construção de material didático (livro paradidático) com a finalidade de facilitar a compreensão dos conteúdos da disciplina; 7) vivências de datas comemorativas pertinente ao componente (semana do meio ambiente, semana do biólogo, dia da água, dia do rio, entre outros) e 8) socialização de experiências (projetos, oficinas e eventos). As atividades acima mencionadas foram propostas pelos professores durante a formação.

RESULTADOS:
No período 2004-2008, a formação continuada em serviço do município do Jaboatão dos Guararapes ocorreu durante encontros pedagógicos mensais, de acordo com o calendário escolar estabelecido pela SEDUC. Desta forma, os encontros aconteceram nos meses de março a junho e de agosto a dezembro. Salienta-se que os meses de janeiro e julho correspondem respectivamente, às férias coletivas dos docentes e ao recesso escolar, tornando-se inviável a realização de encontros. No mês de fevereiro, a SEDUC promove uma formação unificada para os professores desta rede, sendo abordados temas comuns a todos os componentes curriculares. Durante os encontros foram realizadas a contento todas as atividades acima mencionadas, sendo as atividades relacionadas à publicação de trabalhos científicos e a construção coletiva de material didático as mais significativas e relevantes na formação.    Este aspecto foi comprovado a partir dos relatos dos professores sobre a sua prática pedagógica, além do maior engajamento nas formações. Os encontros pedagógicos foram facilitados e coordenados pela Assessoria Pedagógica de Ciências.
CONCLUSÃO:

Pelos resultados obtidos, acredita-se que este modelo de formação continuada em serviço é viável, pois contempla as necessidades e anseios apontados pelos professores. Isto foi constatado pela relevante participação destes nos encontros e na efetivação de atividades consideradas importantes, tais como: publicação de trabalhos científicos e produção de um paradidático, considerado um material de excelente qualidade. A participação nos encontros foi um ponto indicado pelos professores como positivo, para uma melhor aprendizagem dos estudantes.  Outro fator que contribui bastante para o maior engajamento dos professores é a dinamicidade do componente Ciências que promove a investigação, a curiosidade, o querer fazer e estar aberto a adoção, em suas práticas, de novos paradigmas como a interdisciplinaridade e contextualização.  Finalmente, este modelo de formação democrática, participativa e inclusiva tem um rebatimento positivo na auto-estima do professor e na sua prática pedagógica.

Palavras-chave: Formação continuada, Prática pedagógica, Ciências.