61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PERIÓDICOS ELETRÔNICOS: INSTRUMENTOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA AMAZÔNIA
Luís Carlos Lemos da Silva 1
Amarildo Menezes Gonzaga 1
1. Universidade do Estado do Amazonas – Escola Normal Superior - UEA
INTRODUÇÃO:

Este estudo é parte integrante da pesquisa: “Os Periódicos Científicos da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), como instrumentos otimizadores para o Ensino de Ciências”, desenvolvido através do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Tem como objetivo compreender como se estabelece a relação de complementaridade entre Educação em Ciências e Novas Tecnologias, a partir da aproximação dos professores de Ciências Naturais dos Periódicos científicos de Qualis da CAPES, especificamente, dos periódicos eletrônicos que publicam artigos de pesquisa em Ensino de Ciências. Adotando a Transposição Didática como princípio metodológico, o estudo faz uma análise quantitativa e qualitativa de três periódicos eletrônicos, de distribuição gratuita pela Internet. São eles: Caderno Brasileiro de Ensino de Física, UFSC, Qualis A Nacional; Ciência e Educação, UNESP, Qualis B Nacional e Educação nas Ciências, UNIJUI, Qualis C Nacional.  Desse modo, este estudo promove os periódicos eletrônicos como meios de divulgação e comunicação da ciência entre os professores de Ciências na Amazônia. Consolida critérios para a avaliação da qualidade da ciência e da produtividade dos indivíduos e instituições. Enfim, garante a memória da ciência e confirma que os periódicos científicos representam o mais importante meio de disseminação do conhecimento científico.

METODOLOGIA:

O estudo foi dividido em três momentos: o primeiro, correspondeu à pesquisa bibliografia, que nos possibilitou o contato com autores como Fachin (2008), Souza (1992) e Maia (2000), que estudam os periódicos científicos como instrumentos legitimadores do conhecimento científico. Utilizamos também os estudos de Chassot (2008); Deleizoicov (2004), Gonçalves (2004), Henning (1998), que mostram como os periódicos científicos podem ser utilizados para o ensino de ciências. Adotando-se a Transposição Didática como princípio metodológico e a Análise de Conteúdo como técnica, foi possível fazer uma análise quantitativa e qualitativa dos artigos publicados, ano 2008, destacando as tendências mais evidentes neste processo. O segundo momento envolveu os professores de Ciências Naturais, do Ensino Fundamental (9º Ano), de quatro escolas públicas do Município de Manaus, com o objetivo de refletir sobre a utilização dos periódicos científicos nas aulas de Ciências. O terceiro momento constituiu numa "aula de ciências” utilizando os periódicos científicos. Por fim, ressaltamos que os periódicos científicos, principalmente aqueles centrados em mídia on-line, devido a sua facilidade de acesso, podem ocupam lugar de destaque nas aulas de ciências e que servem como instrumentos pedagógicos facilitadores do processo ensino-aprendizagem.

RESULTADOS:

Considerando que a pesquisa em questão está em processo de execução, tomaremos a iniciativa de apresentar alguns resultados a partir dos avanços obtidos. Primeiramente, dizer que, diante da larga utilização das novas tecnologias da informação na sociedade atual, é inegável a potencialidade educativa que os Periódicos científicos trazem para a formação dos professores, e a possibilidade de acesso a este recurso já contribui e poderá contribuir bem mais na ampliação do capital cultural dos demais envolvidos. Depois, reconhecemos que, à medida que avançamos em nossa pesquisa, sentimos a necessidade de uma integração eficiente entre os conhecimentos científicos, (principalmente aqueles legitimados tanto em mídia, quanto impresso), com os conhecimentos escolares.  Pode-se dizer também que as tendências mais evidenciadas neste estudo (até agora) são: o pensamento positivista, o pensamento construtivista, o pensamento ambientalista e o pensamento complexo. Assim, ressalta-se que alguns resultados mostram que os Periódicos científicos constituem em excelentes instrumentos para o Ensino de Ciências; ajudam a aproximam os professores de Ciências de Manaus dos grandes centros de pesquisa do País, enfim, atribui status aos professores e contribuem para a formação da consciência crítica dos educadores e educandos.

CONCLUSÃO:

Como o ato de publicar artigos é exigido pelos pares como prova definitiva de efetiva atividade em pesquisa científica, ressaltamos que o objetivo de estudar os periódicos científicos, principalmente aqueles distribuídos gratuitamente pela Internet, visava, num primeiro momento, aproximar os professores de Ciências Naturais dos Periódicos Científicos da CAPES e, num segundo momento, motiva-los a publicar artigos nestes periódicos, uma vez que as particularidades geográficas ocupam função estratégica e essencial na educação na Amazônia. Assim, a partir desse estudo, aprendemos que os periódicos científicos são culturalmente produtos e processos do conhecimento científico e que podem ser excelentes instrumentos para a otimização do Ensino de Ciências. Desse modo, contribuem para a construção de um Ensino em Ciências em que rompa com os estreitos limites disciplinares atuais e para a formação crítica e aberta dos educandos; para a construção de um mundo mais tolerante e menos preconceituoso. Por fim, podemos dizer que os periódicos científicos permitem que sejam criadas situações de aprendizagem ricas, complexas e diversificadas.

Palavras-chave: Ensino de Ciências, Periódicos Científicos, Amazônia.