61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
RÁDIO ESCOLAR: NAS ONDAS DA APRENDIZAGEM
Gilson Fernandes 1
1. Escola Ministro Marcos Freire Secretaria de Educação e Desporto de Olinda – SEDO
INTRODUÇÃO:
INTRODUÇÃO: Sabemos que o uso das tecnologias da informação e comunicação podem contribuir significativamente para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. O trabalho com o uso das mídias na educação e a experiência profissional com atividades radiofônicas, originou essa experiência desenvolvida a partir do ano de 2006, na Escola Municipal Ministro Marcos Freire. O trabalho fundamentou-se na interdisciplinaridade, procurando explorar as contribuições que uma rádio escolar pode oferecer à melhoria da educação. O rádio é um meio de comunicação de massa que atinge as diversas camadas sociais, por isso torna-se um instrumento poderoso na transmissão das informações. A rádio escolar é um veículo de comunicação que, além de possibilitar a divulgação de informes e atividades, favorece entretenimento e uma maior integração entre os sujeitos que participam do cotidiano da escola, de forma lúdica e envolvente. Nesse trabalho procurou-se explorar a escrita, a leitura, a voz, a criatividade e desenvoltura dos alunos, como forma de construção do conhecimento crítico, além de despertar o interesse profissional na área de comunicação.
METODOLOGIA:
METODOLOGIA: 1) O trabalho iniciou-se com uma reunião com os professores, coordenação e direção da escola para a apresentação do projeto. 2) Em seguida o projeto foi apresentado para os alunos, onde se discutiu a forma de funcionamento da emissora local, a programação mais apropriada e participação desses alunos no processo pedagógico enquanto agentes de comunicação. Ainda nessa etapa, os alunos responderam um questionário e puderam dar sugestões e demonstrarem os seus interesses nas atividades radiofônicas. 3) Foram realizadas oficinas de locução e impostação de voz, com escolha dos locutores iniciais. 4) Montagem da rádio, com instalação da mesa de som, software de mixagem, microfones e outros. 5) Definição da programação oficial, discutida na sala de aula pelos diversos professores envolvidos no processo. 6) Inauguração da rádio com programação diária no horário do recreio. 7) reunião semanal avaliação do funcionamento da rádio e da produção do conteúdo da programação.
RESULTADOS:
RESULTADOS: Com a criação da rádio escolar, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com toda a escola, colegas, professores, secretaria, direção e até mesmo com os pais de alunos que se encarregaram de divulgar na comunidade o sucesso do trabalho educativo envolvendo comunicação. O trabalho com a leitura e a voz através de textos informativos, educacionais, musicais, recados e outras formas de expressões utilizando a linguagem radiofônica, melhorou a auto-estima dos alunos que além de realizarem entrevistas com pessoas da escola e da comunidade, puderam exercitar seu lado escritor, locutor, poético, músico, comediante entre outros. Com uma programação de qualidade, os estudantes e professores estreitaram ainda mais os laços educacionais e afetivos entre eles, abraçando a idéia com o total apoio da comunidade escolar.
CONCLUSÃO:
CONCLUSÕES: O trabalho utilizando a comunicação através da implementação de uma rádio escolar, revelou-se como um poderoso instrumento pedagógico para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, através da ação solidária e colaborativa. O trabalho favoreceu no aluno o gosto pela comunicação através da linguagem radiofônica, abrangendo o exercício da fala, da leitura e da escrita. Sendo assim, podemos afirmar que não há como negar a importância de atividades que busquem refletir sobre procedimentos pedagógicos envolvendo as mídias no âmbito escolar. Essa proposta da rádio escolar direciona uma forte contribuição para uma postura mais crítica do professor diante da inclusão das tecnologias, inserindo uma nova forma um novo caminho de transmitir o seu conhecimento além de propor reflexões a respeito da relação entre mídia e educação no mundo atual.
Palavras-chave: Educação, Comunicação, Expressão.