61ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 5. Enfermagem Pediátrica
APLICABILIDADE DO MÉTODO MÃE CANGURU NO AMBIENTE HOSPITALAR
Naylle de Jesus da Silva 1
Alanna Dayse Nogueira Correia 1
Claudia Teresa Frias Rios 2
Ronaldo Silva Júnior 1
Taísa Rocha Berrêdo 1
1. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Profª Msc. do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão
INTRODUÇÃO:
O Método Mãe Canguru (MMC) foi proposto por Edgar Rey Sanabria e Hector Martinez em 1979, no Instituto Materno Infantil de Bogotá – Colômbia, destinando-se à assistência ao Recém-Nascido de baixo peso (RNBP), devido à ausência de recursos tecnológicos. Hoje, com os avanços tecnológicos para diagnóstico e manuseio de recém-nascidos enfermos, observa-se que houve melhorias nas técnicas de promoção na busca da atenção à saúde centrada na humanização da assistência e no princípio de cidadania da família. Esse método é uma assistência neonatal onde ocorre o contato precoce pele a pele entre a mãe e o RNBP. Isso permite que haja uma participação satisfatória dos pais, principalmente a mãe, no cuidado ao seu recém-nascido (RN). O MMC constitui-se em três etapas, iniciando na UTI Neonatal. Em seguida a mãe e o bebê permanecem em enfermaria conjunta, e a posição canguru deve ser realizada pelo maior tempo possível. Após a alta hospitalar inicia-se o acompanhamento adequado da criança no ambulatório. Com este estudo pretende-se apresentar dados sobre a eficácia do MMC, pois se entende a importância das ações e técnicas desenvolvidas por meio do MMC no ambiente hospitalar, destinando-se à assistência ao RNBP bem como à sua família para o um prognóstico satisfatório.
METODOLOGIA:
O presente trabalho constitui-se em uma pesquisa no ambiente hospitalar – maternidades de São Luís – MA, onde equipes de saúde e mães figuram como sujeitos da pesquisa. Salienta-se que a participação foi voluntária e que as equipes de saúde e mães tiveram a liberdade de responder às perguntas sem se identificarem. Também se fez uso de levantamentos bibliográficos em periódicos referentes à temática, publicados no período de 2003 a 2008, para complementarem e embasarem teoricamente o desenvolvimento do estudo.
RESULTADOS:
Em análise às pesquisas, verificou-se que cerca de 91% das mães que aderem ao MMC se sentem mais seguras no tratamento do desenvolvimento do RN e relatam o fortalecimento do vínculo afetivo mãe-filho. Aproximadamente 80% dessas mães informam que os seus bebês ficam mais calmos e aquecidos na posição mãe-canguru (decúbito prono, na posição vertical). Outra vantagem da utilização do método é a redução do metabolismo e consumo de oxigênio pelo RN devido à diminuição da perda de calor corporal, evitando comprometer o ganho de peso e o aumento de apnéia, estabilizando assim sua freqüência respiratória, o que proporciona um conforto respiratório. É fato que cerca de 98% dessas mães desenvolvem cada vez menos o estresse, mesmo quando a internação hospitalar se prolongava. Com isso, percebe-se que as vantagens são significativas, pois ocorre uma ótima relação com o RN e com a equipe hospitalar, fortalecendo os vínculos afetivos, tornando-se um dos indicadores positivos do MMC. Constatou-se ainda que o MMC diminui o tempo de separação mãe-filho. Além disso, esse método também reduz o risco de infecções hospitalares, assim como o tempo dos recém-nascidos nas UTIs/UIs, diminuindo, portanto a permanência destes no ambiente hospitalar, caracterizando-se como um método eficaz e de baixo custo.
CONCLUSÃO:
Diante da pesquisa sobre a aplicabilidade do MMC, constatou-se que nos últimos anos, várias Unidades Hospitalares têm aderido esse método, revelando uma possibilidade de adaptação em diversos contextos de acesso à tecnologia na assistência Neonatal, onde o público-alvo são os RNBP e as gestantes que se encontram em situações que comprometem o peso do RN. Ainda com base nos resultados, constatou-se que o Método Mãe Canguru surgiu para suprir as deficiências tecnológicas das Unidades Neonatais de Terapia Intensiva, porém hoje traz o enfoque da humanização na assistência ao Recém-Nascido de Baixo Peso, independente dos recursos tecnológicos existentes, estabelecendo um vínculo precoce mãe-filho, o que favorece o prognóstico.
Palavras-chave: Assistência Neonatal , Método Mãe Canguru, Recém-Nascidos de Baixo Peso.