61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 7. Educação Infantil
A MAGIA DO PIRLIMPIMPIM
Ádria Menezes dos Santos 1
Arivaldo Cavalcante Lima 1
Clésia Arcanjo de Jesus 1
JagnaVitório Santos 1
Jéssika Carvalho dos Santos 1
Maria Auxiliadora Santos 2
1. Alunos do curso de Pedagogia da Faculdade Amadeus.
2. Professora de Biologia Educacional,Doutora/Orientadora.
INTRODUÇÃO:

Como selecionar estratégias pedagógicas que levem os alunos à construção de seu próprio conhecimento? Essa foi a primeira pergunta que fizemos para elaborar o projeto. Como resposta, tivemos a idéia de caracterização dos personagens das histórias do sítio do Pica-Pau Amarelo para estudo das obras de Monteiro Lobato. O nosso projeto foi parte das disciplinas Biologia Educacional e Metodologia do Trabalho Científico e teve como objetivo superar as práticas tradicionais de sala de aula. Consideramos o aluno como sujeito de sua própria aprendizagem, um ser ativo que se adapta ao meio em que vive e organiza suas próprias experiências. Estimulamos as crianças a mostrar-nos o que sabiam sobre o assunto e discutimos a respeito do tema proposto. Aguçamos o desenvolvimento motor e perceptivo, despertamos o interesse pelas obras infantis, trabalhando em grupo, interagindo umas com as outras e respeitando as diferenças e opiniões das colegas. Utilizamos como subsídio as seguintes abordagens teóricas: O interacionismo (BARROS, 1996), as tradições pedagógicas brasileiras (BRASIL, 1997), a pedagogia de projetos (HERNANDES E VENTURA, 1998), os conteúdos curriculares (COLL, 1997) e o desenvolvimento físico e psicomotor (COLL e MARCHESI, 1995).

METODOLOGIA:

O projeto foi desenvolvido n    a Escola Estadual Oratório Festivo Dom Bosco, com a turma do terceiro Ano do Ensino Fundamenta, na faixa etária de sete e oito anos. Realizamos atividades como: pintura, desenhos e produção de textos introduzindo as crianças no mundo da literatura infantil do escritor Monteiro Lobato. Para avaliação da aprendizagem realizamos um pré e um pós teste com as crianças. Através de exercícios, observamos a coordenação motora em torno de equilíbrio, flexibilidade agilidade e outros aspectos da psicomotricidade. Realizamos brincadeiras diversas para trabalharmos os elementos básicos da psicomotricidade e apresentamos uma peça teatral envolvendo os seguintes personagens: a boneca Emília, Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Baratinha e o próprio Monteiro Lobato, ou seja, um dos professores/estudantes contando sobre o enredo do sitio do Pica-Pau Amarelo, em que o tema foi “O seqüestro de Lobato” de nossa própria autoria. Depois da elaboração das atividades, foi realizada pelas crianças a produção livre de uma nova história.

 

RESULTADOS:

Juntando todas estas tarefas, construímos um livro que denominamos “A Magia do Pirlimpimpim”. Nele, encontram-se os resultados sobre os conhecimentos prévios e o questionário aplicado após as atividades, desenhos, pinturas, assinaturas, CDs das músicas do sítio, fotos, slides, prendas, biografia do escritor e uma cópia do nosso projeto pedagógico. Ao analisarmos os questionários compreendemos que oitenta por cento das crianças conheciam aspectos da biografia do autor, tais como: local e data de nascimento. Apenas três por cento tinham informações confusas sobre a obra do escritor, somente em relação ao enredo do sítio do Pica-Pau Amarelo. Um exemplo a ser citado é o texto escrito antes das atividades por G.: “Ele era escritor de livros, ele fez à sede do sítio do Pica-Pau, a mãe era Margarida e o pai João. O nome dos Irmãos era Lampião e Aline.” Após todas as atividades apresentadas elas passaram a conhecer melhor e mostrar sentimentos pelos personagens, em alguns momentos confundindo a fantasia com a realidade. Referiam-se aos professores que estavam caracterizados como sendo personagens reais. Foram capazes de emitir opinião e elogios sobre o escritor e demonstraram maior conhecimento sobre a obra apresentada. Citamos o depoimento de M. “Hoje eu aprendi sobre Monteiro Lobato. Ele é um “cara” legal demais e brinquei muito”.

 

CONCLUSÃO:

Dessa forma, o processo de aquisição de conhecimento desenvolvido pelo grupo de professores/estudantes foi buscar riqueza de detalhes e simplicidade. No desenvolvimento deste trabalho os alunos foram o centro de sua própria aprendizagem. Nossa equipe, apenas os apoiou, quando necessário. O conteúdo que aparentemente era complexo tomou-se fácil. Nós os professores, atuamos como orientadores ou facilitadores, somando valores aos já existentes. Este trabalho serviu como ponte para que as alunas fizessem um estudo dinâmico e rico em informações sobre um escritor que faz parte da vida de todo brasileiro, uma vez que todos nós um dia fomos criança e assistimos o Sitio do Pica-Pau Amarelo. Também serviu para colocar os alunos do Curso de Pedagogia em contato com as reais dificuldades do mercado de trabalho.

 

Trabalho de Iniciação Científica.

Palavras - chave: Pedagogia de Projetos, Psicomotricidade, Percepção.

E-mail para contato: pedagogia_pirlimpimpim@hotmail.com

 

Instituição de Fomento: FACULDADE AMADEUS-FAMA
Palavras-chave: Pedagogia de Projetos, Psicomotricidade, Percepção.