61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
TERRITÓRIOS E IDENTIDADES: TERRITÓRIOS DE SOCIABILIDADE GAY NO RIO DE JANEIRO - RJ
Rafael Chaves Vasconcelos Barreto 1
José Eustáquio Diniz Alves 1
1. Escola Nacional de Ciências Estatísticas - ENCE
INTRODUÇÃO:
O presente estudo trás para discussão o tema da homossexualidade, questão que vêm ganhando cada vez mais visibilidade em nossa sociedade. Nesse sentido será feita uma análise histórica sobre a formação de uma identidade coletiva homossexual, formada a partir das semelhanças e preferências existentes nesse determinado grupo e principalmente pela discriminação que esse grupo vêm sofrendo ao longo dos anos, o que pode ser encarado com mais um fator de agregação desses indivíduos. É possível perceber ainda que esse grupo consegue delimitar e manter territórios e territorialidades, desde territorialidades cíclicas - como o entorno de boates e bares - até mesmo territórios fixos e consolidados como a Rua Farme de Amoedo (Ipanema) e seu respectivo trecho de praia, onde são possíveis de serem vistos símbolos dessa identidade ajudando na delimitação desse espaço. Através desses espaços será possível analisar o perfil atual desse grupo e ainda verificar traços dessa identidade bem como verificar as dificuldades e necessidades desse grupo na nossa sociedade.
METODOLOGIA:
Para realização desse estudo foi levantada bibliografia com o objetivo de verificar um histórico da homossexualidade no Brasil, principalmente nos grandes centros: São Paulo e Rio de Janeiro para com isso analisar as possíveis mudanças de perfil desse grupo bem como comparar com um perfil atual. Para a busca desse perfil atual foram feitas visitas a territórios de convivência homossexual (praia, boates e bares), buscando uma interlocução com os freqüentadores desses espaços, além disso foi feita uma breve análise de dados levantados recentemente em pesquisas realizadas em Paradas do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros) que dão uma noção do panorama do perfil atual desses indivíduos. Por fim foi analisada também bibliografia auxiliar a fim de entender sob a luz da teoria a expressão territorial que esse grupo apresenta, ou seja, a capacidade de delimitação de territórios e territorialidades desse grupo.
RESULTADOS:

Dessa pesquisa foram extraídos alguns resultados, alguns positivos, outros nem tanto a cerca da evolução da identidade homossexual no Rio de Janeiro. Foi possível perceber que a capacidade desses indivíduos de formar territórios não é recente, sendo verificada a existência de territorialidades com esse perfil no Rio de Janeiro já no início do século XX. O que foi possível perceber também foi a maior quantidade e visibilidade desses espaços, possível resultado da maior exposição desses indivíduos de forma positiva na mídia, bem como da ação de ONGs e Associações de defesa da causa homossexual. É possível ainda verificar que mesmo tendo quebrado barreiras como a retirada em 1985 do “homossexualismo” relação de doenças pelo Conselho Federal de Medicina, os homossexuais ainda sofrem discriminações como mostra recente pesquisa lançada pela Fundação Perseu Abramo.

CONCLUSÃO:

Essa pesquisa tem como objetivo principal trazer reflexões a cerca do tema da homossexualidade. Foi possível verificar que os territórios de convivência homossexuais são de relevante importância para a socialização desses indivíduos, no entanto vimos que, para muitos desses, esse território é o único meio que esse indivíduo possui de vivenciar de forma plena sua homossexualidade, por medo do preconceito que a sociedade irá impor a ele. No entanto vemos que esses territórios vem se tornando cada vez mais visíveis, ganhando espaço e respeito na sociedade. Portanto gostaria de com esse trabalho deixar uma reflexão sobre esse tema, refletindo sobre os preconceitos que perpassam a sociedade, revendo posturas, para que cada vez mais possamos pensar numa sociedade igualitária, onde todas as identidades sejam respeitadas, e onde os territórios de convivência homossexual não sirvam mais como um abrigo, como esconderijo, mas como um local de convivência pacífica, onde todos circulem sem medo do diferente, e principalmente, que essa diferença seja respeitada também fora desses territórios, não havendo mais exclusões, nem discriminações.

Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Homossexualidade, Identidade, Territorialidade.