61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
PREVALÊNCIA DE Mansonella ozzardi EM AMOSTRAS DE UMA COMUNIDADE RIBEIRINHA DO MUNICÍPIO DE COARI-AMAZONAS
César Rogério da Silva Gonçalves 1
Allyson Guimarães da Costa 1
Almeida Andrade Casseb 2, 3
Gleicilaine Ap. Sena Casseb 3
Vera Engracia Gama de Oliveira 2, 3
Maria Izabel Ovellar Heckmann 1, 4
1. Instituto de Saúde e Biotecnologia – Universidade Federal do Amazonas, ISB-UFAM
2. Instituto de Pesquisas em Patologias Tropicais, IPEPATRO
3. Universidade Federal de Rondônia - UNIR
4. Profa. Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
A Mansonella ozzardi é um filarídeo humano pertencente à classe Nematoda, à família Onchocercida, encontrado unicamente nas Américas, mais precisamente na região Amazônica. Este parasita atinge principalmente populações de classes socioeconômicas desfavorecidas, das regiões de clima tropical e subtropical. Em nosso país, é encontrada principalmente no estado do Amazonas, no alto do rio Negro e ao longo do rio Solimões. O ciclo biológico envolve humanos e insetos, tendo como hospedeiros transmissores os simulídeos (piuns ou borrachudos). A maioria dos portadores do parasita são assintomáticos e entre os indivíduos sintomáticos observa-se: febre, cefaléia, dores articulares, frieza nas pernas, adenite inguinal e placas eritematopnuiginosas, podendo causar até mesmo cegueira. Esse trabalho teve como objetivo estimar a prevalência de Mansonella ozzardi em uma comunidade ribeirinha de Coari AM, denominada Itapéua, visto que esta apresenta as condições favoráveis para a transmissão do parasita, bem como a manutenção do ciclo de infecção do mesmo.
METODOLOGIA:
Foram analisados o material biológico de 39 indivíduos (21 homens e 18 mulheres), na faixa etária entre 27 e 96 anos residentes na Comunidade ribeirinha do Itapéua, na cidade de Coari-AM. A pesquisa de microfilárias no sangue periférico foi realizada através de Gota Espessa, utilizando sangue obtido através de punção digital.
RESULTADOS:
A análise dos resultados demonstrou que a prevalência de indivíduos infectados com Mansonella ozzardi foi de 51,2%, dos quais quatorze indivíduos são do sexo masculino (70%) e seis do sexo feminino (30%). Quando analisamos a faixa etária destes indivíduos, observa-se que 70% encontram-se na faixa entre 40 e 70 anos, na maioria homens, agricultores ou pescadores. A técnica utilizada, no caso, a gota espessa, apresenta uma desvantagem, vez que, em uma etapa do ciclo biológico no homem as microfilárias da espécie Mansonella ozzardi podem estar nos capilares sanguíneos do retalho cutâneo, dificultando assim o diagnóstico por este método.
CONCLUSÃO:
A distribuição de freqüência da Mansonella ozzardi entre os indivíduos da comunidade do Itapéua–Coari é elevada e superior ao observado em outros estudos. Foi observada uma maior concentração de pacientes microfilarêmicos entre homens acima de 60 anos. No entanto, estudos utilizando técnicas mais avançadas fazem-se necessárias para refinar as análises.
Instituição de Fomento: UFAM; IPEPATRO
Palavras-chave: Mansonella ozzardi, Coari, Amazonas.