61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
DIVERSIDADE DOS FUNGOS (GASTEROMYCETES) NA REGIÃO AMAZÔNICA
Tayna Hanna Mota de Souza 1
Maria Aparecida de Jesus 1
1. Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia-INPA
INTRODUÇÃO:
Esta classe de fungos agrupa os basidiomas angiocárpicos, ou seja, os basidiósporos são formados endogenamente e liberados de forma passiva, ao contrario da maioria dos basidiomicetos, onde os basidiósporos são liberados ativamente. Os angiocárpicos podem ser sésseis ou estipitados e também se formam como hipógeos ou epígeos, ou inicialmente hipógeos e depois completando o seu desenvolvimento de forma epígea. Os Gasteromycetes englobam 106 gêneros distribuídos em 787 espécies (HAWKSWORTH) et al. 1995. Embora este grupo de fungos apresenta grande diversidade, é pouco estudado no Brasil devido a sua complexidade. Este trabalho teve como objetivo contribuir com o conhecimento dos fungos Gasteromycetes da Amazônia e caracterizar a sua distribuição e diversidade de espécies.
METODOLOGIA:
Os fungos foram coletados no período chuvoso entre 2007 e 2008 nas áreas verdes no Campus do INPA, incluindo o Bosque da Ciência, situado na cidade de Manaus, Amazonas, com uma área de 255.736,49 m2. Durante a coleta, os espécimes foram fotografados, e depois removidos dos substratos, tais como (liteira, galho caído, tronco em decomposição e solo). Os espécimes foram catalogados com as seguintes informações: número de registro do fungo, data, coletor, substrato e localidade de onde foi coletado o fungo. Adicionalmente, foram estudados exemplares coletados na Reserva Florestal Adolpho Ducke, AM. e na Estação Ecológica de Maracá, RR. Todos os fungos estão na Coleção do Laboratório de Patologia da Madeira CPPF/INPA. O material foi analisado macro e microscopicamente seguindo as técnicas de taxionomia e identificação de Gasteromycetes.
RESULTADOS:
Foram analisados 24 espécimes de Gasteromycetes, os quais estão distribuídos nas seguintes espécies: Geastrum saccatum Fr., G. fibriatum Fr., G. pulverulentum Wakefield, G. schwentzii (Berk & Curt.) Zeller, G. floriforme Vitt. Cunn., Calvatia sp, Cyathus striatus (Huds.: Pers.) Pers., Mutinus caninus Dog Stinl. e Dyctyophora indusiata (Vent.) Desv. Estas espécies estão sendo citadas pela primeira vez na região Amazônica e provavelmente poderão fornecer subsídios para pesquisas em biotecnologia, considerando que sintetizam metabólicos secundários com potencial na produção de medicamentos (Jong & Donovick 1989).
CONCLUSÃO:
São registrados e citados pela primeira vez os espécimes de Gasteromycetes na região Amazônica, sendo que G. saccatum, G. fibriatum foram coletados no Campus do INPA e C. striatus na R. F. Adolpho Ducke.
Instituição de Fomento: FUNDAÇAO DE AMPARO Á PESQUISA DO ESTADO DO AMAZONAS -FAPEAM
Palavras-chave: Gasteromycetes, Coleção de Fungos, Amazonas.