61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
IMPLANTAÇÃO DE AULA AUDIOVISUAL CONTRA DISCRIMINAÇÃO RACIAL EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES EM BELÉM DO PARÁ
Lana Roberta Reis dos Santos 1
Juliardnas Rigamont Araújo Nascimento 1, 2
Ananda Maria Ferreira do Nascimento 1
Werena Lisboa de Jesus 1
Wilkelly Alves de Lima 1
Amalia Dayane Queiroz da Cruz 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:

A escola é responsável por parte da socialização infanto-juvenil na qual se estabelecem relações com crianças e adolescentes de distintos núcleos familiares. Esse contato diversificado poderá fazer da escola o primeiro espaço de vivência das tensões raciais, uma vez que a relação estabelecida entre estudantes brancos e negros numa sala de aula pode acontecer de modo tenso, ou seja, segregando, excluindo e possibilitando que o público negro adote em alguns momentos uma postura introvertida, por medo de ser rejeitado ou ridicularizado pelo seu grupo social. Sendo assim, utilizar-se de estratégias prazerosas que minimizem e posteriormente erradiquem atitudes carregadas de preconceito e desprezo manifestadas aos negros do grupo escolar, é a melhor tática para auxiliar no desenvolvimento e formação da personalidade anti-preconceituosas de crianças e adolescentes envolvidos nesta referida questão. Este trabalho tem como objetivo sensibilizar alunos de escolas públicas e particulares através de explanação, com auxílio audiovisual, a erradicar as manifestações preconceituosas utilizadas por este alunado das duas redes de ensino trabalhadas, além de motivá-los a aderir atitudes anti-preconceituosas em seu cotidiano escolar, familiar e social.

METODOLOGIA:

Foi realizada uma proposta pedagógica voltada à alunos da 7ª série sendo realizada em seis escolas de diferentes bairros das cidades de Ananindeua e Belém, no Estado do Pará,, sendo três públicas e a três particulares. A implantação foi feita em três etapas em cada escola, nas quais a primeira constava em apresentar à proposta pedagógica a direção da escola alvo e em seguida aos alunos da série em questão. Na segunda etapa o alunado participou de uma abordagem sobre as relações étnico-raciais nas escolas a partir do levantamento bibliográfico realizado para elaboração da proposta. Na terceira etapa os estudantes puderam assistir ao filme “Duelo de Titãs”, título original “Remember the Titans”, o qual trata de discriminação racial vivida principalmente por jovens hostis de uma escolar pública. Ainda como parte desta etapa, os alunos responderam a perguntas através de um questionário que abordava questões sobre suas experiências com discriminações tanto na escola como em outros ambientes; a contribuição do filme didático repassado para sua vida estudantil e pessoal; suas atitudes diante de manifestações racistas antes e após da realização desta prática educativa. O intuído do questionário foi obter informações não expressas por eles através das discussões em sala de aula muitas vezes por timidez ou receio de serem discriminado por seus pensamentos e atitudes.

RESULTADOS:

A partir do aceite da aplicação da proposta pedagógica nas turmas de 7ª série do ensino fundamental das três escolas públicas e três particulares, observou-se a diferença no interesse por parte da direção das instituições trabalhadas, uma vez que as da rede particular aceitaram imediatamente a implantação da aula audiovisual, após a apresentação da proposta, por outro lado houve relutância por parte da direção das escolas de rede pública para realização desta prática educativa. Com relação aos resultados a partir dos questionários aplicados, quase todos os alunos da escola pública assumiram não serem preconceituosos, no entanto os da rede particular apenas 50% assumiram ter a mesma opinião. Nas escolas públicas cerca de 49% mudaram sua concepção a respeito dos preconceitos raciais após a exibição do filme, por sua vez nas da rede particular esse número foi de aproximadamente 64%. O momento mais interessante para 27% do alunado das escolas públicas foi quando brancos e negros superaram suas diferenças, eliminando manifestações preconceituosas e lutaram juntos em prol de um único objetivo, nas escolas particulares esse valor foi de aproximadamente 65%.

CONCLUSÃO:
Foi constatado que hoje as manifestações preconceituosas não possuem seu bojo no ambiente escolar, mas este participa ativamente de formas de discriminação e exclusão de muitas crianças e adolescentes a ele pertencente, influenciando diretamente na construção de suas identidades. Observou-se que a escola, não importando se pública ou particular, tem papel primordial na erradicação de atitudes preconceituosas e racistas, uma vez que, tratando-se de alunos do ensino fundamental, principalmente os da 7ª série que possuem faixa etária entre 13 e 14 anos de idade, ou seja, novos adolescentes são ótimos multiplicadores de informações capazes de disseminar os resultados de práticas educativas vivenciadas na escola. Desta forma, é necessário que outras formas de atividades pedagógicas sejam inseridas no ambiente escolar a fim fazer da escola um espaço democrático e comprometido com a formação da educação étnico-racial de seu público.
Palavras-chave: Discriminação racial, Ensino Fundamental, Preconceito.