61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 10. Teoria e Metodologia da História
Literatura de Cordel: História de Pernambuco Contada em Versos
Dulcinéa Urubani Ramos Alexandre 1
1. Prefeitura do Recife
INTRODUÇÃO:
No Brasil a literatura de cordel é produção típica do Nordeste, com destaque, entre outros, para o estado de Pernambuco onde eram vendidos em feiras pelos próprios autores. É de grande importância na manutenção das identidades locais e das tradições, também é considerada de alto teor didático e educativo pela tipologia de temáticas que aborda no sentido crítico, político e social. Com o objetivo de proporcionar mais qualidade ao ensino, possibilitar um melhor conhecimento sobre o Estado, fortalecer a cultura regional e o sentimento de identificação dos estudantes com suas raízes históricas, realizamos uma intervenção nas aulas de história para uma turma de Ensino Fundamental em uma Escola Municipal no Recife, partindo assim para uma representação escrita da história de Pernambuco em forma de literatura de cordel, proporcionando um conhecimento mais diversificado do nosso Estado e a formação critica e cidadã dos discentes.
METODOLOGIA:
Iniciamos com uma pesquisa sobre literatura de cordel, suas origens, personagens que mais se destacaram, sua influência nas novas gerações de artistas regionais e o formato literário para sua construção, realizamos uma pesquisa de campo à feira de Caruaru para um estudo sobre os cordelistas, os trinta e cinco estudantes entrevistaram dois cordelistas na feira, na outra etapa, após terem sido selecionados os temas da história de Pernambuco se reuniram na sala de aula em grupos de cinco para elaboração do cordel, onde constavam movimentos revolucionários e fatos da história local, obedecendo ao formato original os cordéis foram tomando forma e ao final, em uma exposição os cordéis foram apresentados à comunidade escolar.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos confirmaram as expectativas iniciais deste trabalho, os estudantes aperfeiçoaram seus conhecimentos sobre o Estado de Pernambuco, desenvolveram técnicas de elaboração da literatura de cordel, além disso, houve um estímulo no processo de identificação com a cultura de sua região, uma maior valorização deste gênero literário, o aperfeiçoamento da leitura e principalmente da escrita, desenvolveram a participação ativa nos trabalhos em grupo, houve um aumento na freqüência e um maior interesse na disciplina, possibilitando a apropriação de saberes, onde a competência da escrita significativa foi contemplada com o estudante indo além do conhecimento lingüístico, mobilizando o senso crítico e o exercício da cidadania.
CONCLUSÃO:
Concluímos que as inovações metodológicas trazem novas perspectivas ao ensino de qualidade, proporcionam aos estudantes a participação ativa na construção dos saberes, trata-se de um processo de construção de significados envolvendo diversos fatores percebidos nas produções escritas. O conhecimento surge com um novo significado nas aulas a partir do sentimento gerado no estudante em que ele se percebe como sujeito da história. Dessa forma com os folhetos escritos em concordância com a normas gramaticais a literatura foi inserida no contexto geral da disciplina, surgindo a representação da história de Pernambuco através da Literatura de cordel.
Palavras-chave: Literatura de Cordel, Cultura Regional, Cidadania.