61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
A TEMÁTICA RACISTA NAS ESCOLAS PARTICULARES NOS MUNICÍPIOS DE ANANINDEUA E BELÉM NO ESTADO DO PARÁ
Lizandra Elizeário dos Santos 1
Juliardnas Rigamont Araújo Nascimento 1, 2
Wilkelly Alves de Lima 1
Amalia Dayane Queiroz da Cruz 1
Lana Roberta Reis dos Santos 1
Ananda Maira Ferreira do Nascimento 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA
2. Orientadora
INTRODUÇÃO:
Segundo Cavaleiro, 2000, o racismo existe desde o século XIX. É bem visível desde a sua elaboração até os dias atuais, a existência de uma grande incidência de discriminação racial em várias sociedades. Nota-se a necessidade de conscientização de pelo menos uma parcela da geração futura, para que esses integrantes consigam enxergar que o preconceito racial é um sentimento que não apresenta valor positivo algum. E que assim, possam se tornar multiplicadores de tal; para que haja maior probabilidade da construção de uma sociedade menos preconceituosa. Este trabalho, valeu-se de uma proposta pedagógica, com a aplicação nas escolas particulares: Sistema de Ensino Teorema, Colégio Leonardo da Vinci, localizadas no município de Belém, e o Colégio Aspecto, localizada no município de Ananindeua,todas situadas no Estado do Pará, o qual tem em seu bojo debates e a utilização de recurso áudio-visual, acompanhado de um questionário em aberto. Com essa atividade pretendemos alcançar nossas expectativas, para que haja a minimização da discriminação racial.
METODOLOGIA:
A proposta pedagógica foi aplicada nas escolas Sistema de Ensino Teorema, Colégio Leonardo da Vince e Colégio Aspecto todas pertencentes à rede privada, localizadas no Estado do Pará, tendo como público alvo alunos da 7ª série do ensino fundamental regular. Com a autorização das escolas, a atividade foi implantada no horário da aula de Ciências, onde participaram de debates sobre a temática, tornaram evidentes suas opiniões e foram guiados para as atitudes adequadas que devem ser adotadas ao se deparar com algum ato preconceituoso. Após o debate, o público alvo assistiu ao filme “Duelo de Titãs” título original Remember the Titans”, que apresenta como temática principal a discriminação racial nos Estados Unidos. Concomitantemente, foi entregue aos alunos um questionário do tipo aberto, constituído de questões sobre o que foi discutido no debate e sobre as cenas do filme, para que pudessem expressar suas opiniões subjetivamente.
RESULTADOS:

De acordo com as respostas obtidas do questionário, foi possível perceber que 50% dos alunos afirmaram não serem racistas. Cerca de 64% responderam que não mudaram sua opinião. Aproximadamente 80% responderam que adotariam a mesma atitude que o técnico negro representado no filme realizou. Cerca de 37% responderam que nunca presenciaram um ato racista, porém se presenciassem chamariam atenção do agressor ou denunciariam o mesmo. Aproximadamente 65% afirmaram que a cena mais interessante do filme consiste no momento em que as personagens uniram-se em prol do seu time “Titãs”, abolindo assim a ação racista. Trinta e sete por cento responderam que ficariam satisfeitos com um passeio, havendo palestras com o tema “racismo”. Uma das perguntas cruciais do questionário diz respeito à opinião dos alunos sobre as punições existentes hoje, e que leis eles aplicariam àquelas pessoas racistas, na estimativa foi que 33% aplicariam punições mais severas. Estes resultados foram obtidos através de uma média aritmética feita entre as três escolas onde a proposta foi aplicada.

CONCLUSÃO:

Na sociedade atual, ainda encontra-se uma grande incidência de discriminação racial. Por isso, torna-se de grande relevância práticas pedagógicas, com o intuito de erradicar atos de discriminação no cotidiano das escolas. A proposta pedagógica em questão, aplicada nas escolas aplicadas nos municípios de Belém e Ananindeua, do Estado do Pará, levou o alunado da 7ª série a minimizar as dúvidas existentes sobre o assunto, bem como estimulou-os para o assunto, transformando-os em transportadores da informações abordadas no presente trabalho.  

Palavras-chave: Racismo, Escolas Particulares, Discriminação Racial.