61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
Elaboração de Aulas Práticas de Biologia no Ensino Médio: Um desafio nas Escolas Municipais de Coari-AM.
Jose Dobles Reis Junior 1
Alana Fernandes 1
Aline Caetano 1
Cássia Taranto 1
Jocilene Guimarães 2
1. Acadêmicos do Instituto de Saúde e Biotecnologia – UFAM / CMS / Coari
2. Professora do Instituto de Saúde e Biotecnologia – UFAM- Orientadora
INTRODUÇÃO:

O ensino da Biologia no Brasil, apesar dos avanços nas propostas curriculares, ainda requer soluções satisfatórias para problemática do ensino prático. A relevância das atividades experimentais na área das ciências biológicas é praticamente inquestionável, em virtude das mudanças globais a prática pedagógica requer mais do que uma simples transferência de conhecimentos teóricos, onde a prática possibilita um melhor entendimento do fenômeno da vida em toda sua diversidade de manifestações. A deficiência do ensino nas escolas da rede pública é eminente, principalmente no interior, onde a falta de recursos humanos qualificados aliados à carência de recursos laboratoriais para o ensino da Biologia, acaba resultando em baixa qualidade do ensino da disciplina, gerando pouco interesse dos alunos, tornando difícil a compreensão e a aplicabilidade do conteúdo ministrado com a realidade das vivências do cotidiano. Diante destes fatos o objetivo deste projeto foi caracterizar a infra-estrutura destinada ao ensino, identificar o perfil do professor que atua na matéria, organizar e oferecer atividades práticas como um programa de apoio e complementação do conteúdo teórico ministrado aos estudantes das escolas municipais da cidade de Coari na disciplina de Biologia.

METODOLOGIA:

O projeto foi realizado em cinco escolas municipais, no ano letivo de 2008, com um total de 30 turmas. Na primeira parte do projeto foram feito levantamentos sobre a formação, a qualificação, o conteúdo e os métodos utilizados no ensino de Biologia. Na segunda parte, os discentes e professores das escolas foram alocados em grupos de acordo com as séries e direcionados ao laboratório multidisciplinar do ISB/UFAM para realização das atividades. Na primeira aula foi priorizada a aprendizagem da manipulação do microscópio. Para as turmas de primeiro ano, abordamos a diferenciação entre células vegetais e animais, com modelos celulares de gesso e resina, além da produção e observação de lâminas de esfregaço sanguíneo, onde os experimentos consistiram na observação da diversidade celular. Para turmas de segundo ano, foi abordada a diversidade biológica, com análise dos espécimes conservados no laboratório e montagem de painéis para demonstrar a riqueza de espécies biológicas. Nas turmas do terceiro ano, focamos à genética com montagem de peças teatrais sobre a formação e pareamento de cromossomos e produção de lâminas sobre divisão celular. Durante as atividades a equipe tentava relacionar os conceitos anteriormente estudados, quando possível, ao cotidiano dos alunos.

RESULTADOS:

Os Diretores das escolas demonstraram grande satisfação no interesse do ISB/UFAM, na melhoria da qualidade de ensino no município. Quanto à formação do corpo docente, dos sete professores atuantes, apenas um possuía graduação de Licenciatura em Ciências Biológicas. Apenas uma escola possuía laboratório de Ciências, porém não possuía equipamentos. Os professores demonstraram grande apreço pelas atividades práticas e inseriram as atividades no plano da disciplina. Os alunos apontaram como principal dificuldade de aprendizagem os termos utilizados em Biologia, assim como a correlação desta, com a Física e Química. A inexistência de material para a realização de praticas nas escolas aliados a metodologia utilizada por alguns professores foram apontadas como a principal dificuldade para a aprendizagem. No decorrer das atividades os alunos demonstraram grande interesse e surpresa ao descobrir a diversidade da Biologia. A aula que despertou maior interesse aos alunos foi a de confecção de lâminas sangüíneas, onde os alunos ficaram maravilhados ao visualizar pela primeira vez a célula. Percebeu-se a consciência da importância da necessidade de realização de atividades práticas complementares ao ensino da Biologia, bem como sua aplicabilidade no cotidiano da vida.

CONCLUSÃO:

Percebemos que o que dificulta a aprendizagem da Biologia nas escolas públicas do município de Coari é a falta de qualificação dos professores, a inexistência de espaço físico para realização de atividades práticas e as metodologias aplicadas que devem ser menos complexas e vinculadas a realidade em que vivem. O investimento na qualificação profissional, aliados a implantação de parcerias para o ensino e a realização de atividades práticas-laboratoriais culminou no enriquecimento das aulas, despertando e motivando os estudantes para o aprendizado da Biologia. Por conseguinte, o projeto possibilitou o primeiro passo para o redimensionamento da aplicabilidade da Biologia na prática do dia a dia.

Instituição de Fomento: Instituto de Saúde & Biotecnologia/Universidade Federal do Amazonas.
Palavras-chave: Biologia, Práticas, Educação.