61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes
DIVERSIDADE CULTURAL EM ARTE-EDUCAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO CIDADÃ POR MEIO DAS TECNOLOGIAS E MÍDIAS INTERATIVAS NA ESCOLA  (PROJETO “TIME”)
Joana Darque Cardoso Santos 1
Cristiane Farias de Lima 1
Fernanda Aparecida Marostica Lemos 1
João Vilhete Viegas d’Abreu 2
Rute Batista do Nascimento Camargo 1
Maria de Fátima Garcia 2
1. Secretaria Municipal de Educação/ Prefeitura Municipal de Hortolândia
2. Núcleo de Informática Aplicada a Educação – NIED/UNICAMP
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida no contexto do Projeto Tecnologias e Mídias Interativas na Escola (TIME), tendo como horizonte as práticas pedagógicas comprometidas com a diversidade cultural, a cidadania e o conhecimento. Através de ações que envolvem arte e educação, utilizando as ferramentas tecnológicas e as mídias como recursos visibilizadores de todo o processo desenvolvido em sala de aula, o trabalho descreve uma abordagem que se dá na atuação dos professores na utilização desses recursos numa vertente artística, como forma de se valorizar a diversidade humana nas suas mais diversas expressões. A partir de atividades que envolvem a prática de diferentes manifestações artísticas e culturais a pesquisa tem se pautado no desenvolvimento de ações que privilegiam o aprendizado de uma determinada manifestação cultural. Este processo, por sua vez, tem propiciado por um lado, o aprendizado de conteúdos específicos curriculares e, por outro, o de tecnologias digitais disponibilizados pelo projeto TIME. A relevância da diversidade cultural pauta-se em conhecer, valorizar e respeitar as diversas formas culturais.
METODOLOGIA:
A arte educação pode ser entendida como a realização de atividades capazes de despertar sentidos plenos para os alunos. Isso ocorre quando estes se identificam com a proposta de trabalho e se reconhecem como autores. Nesse contexto, também se pode pensar a arte-educação em conexão com as mídias e como base dos requisitos necessários para a formação do sujeito envolvendo fatores cognitivo, social, psicológico e o emocional. Através de atividades como registros fotográficos, jogos dramáticos, música e teatro – ferramentas que permitem a expressão e comunicação –, arte é praticada e, concomitantemente se dá o aprendizado. O trabalho tem sido desenvolvido utilizando-se principalmente recursos tecnológicos tais como: HAGAQUE, que é um editor digital de História em quadrinhos e MOVIE MAKER, um editor de vídeos. O processo de exploração e apropriação desses recursos se dá em um movimento multidisciplinar, transversal em complexidade
RESULTADOS:
As ações pedagógicas, midiáticas e artísticas encaminham o aluno a construir conhecimentos através da exploração e do trabalho diversificado amparado pela mediação do professor. O desenvolvimento de atividades envolvendo diferentes manifestações culturais tem propiciado a produção de textos e confecção de instrumentos musicais através de materiais reciclados, confecção de fantasias, registros a partir de fotografias, CD e DVD, dentre outros. Os resultados apresentados explicitam aprendizados significativos por meio das produções, relatos e registros dos alunos utilizando recursos tecnológicos e registros do professor como forma de permear reflexivamente as ações pedagógicas complementadas com as avaliações realizadas.  As aprendizagens tornam-se significativas à medida que os alunos vão se apropriando dos recursos apresentados e se reconhecem no processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo também o valor, muitas vezes implícito, de toda intenção educacional.
CONCLUSÃO:

Tecnologias/mídias interativas e artes na escola envolvem não somente garantir a presença dos meios em sala de aula, mas, principalmente propiciar sua integração nos processos curriculares. Interagindo mídias, artes e conteúdos didáticos, entrelaçando e interligando o computador como suporte para uma estratégia pedagógica, denota-se que o currículo é trabalhado em prol da formação das identidades abertas à pluralidade cultural, desafiadoras de preconceitos em uma perspectiva de educação para a cidadania, para a paz, para a ética nas relações interpessoais, para a crítica às desigualdades sociais e culturais. Um fator ocorrente e de grande importância no projeto é a participação dos pais e a forma com que eles passam a ver e a entender a utilização dos recursos midiáticos a partir de construções educativas. Essa ação vai ao encontro de um dos objetivos propostos pelo projeto que se refere ao envolvimento da comunidade extra-escolar.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado de São Paulo – FAPESP
Palavras-chave: Arte-Educação, Mídia, Diversidade Cultural.