61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 5. Informática na Educação
O COMPUTADOR AUXILIANDO O PROCESSO DE CAPACITAÇÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFRURALRJ
Joyce Amaral da Costa 1
Maria Emilia Barrios Rodriguês 1
Gizelle Kupac Vianna 1
1. DEMAT/UFRRJ/UFRRJ
INTRODUÇÃO:

Atualmente, a sociedade está submetida a inúmeras informações que chegam por diferentes meios de comunicação, com grande velocidade e em uma dimensão cada vez maior, o que exige do profissional criatividade, capacidade de pensar e de aprender a aprender. Entretanto, o que se percebe é o perfil oposto, funcionários despreparados para utilizar novas ferramentas que o auxiliarão no exercício de suas funções.

A rápida obsolescência dos equipamentos computacionais, somada a falta de treinamento dos funcionários provoca uma acentuada deficiência operacional, resultando no desperdício de recursos investidos em instituições de ensino.

Este trabalho é um recorte do Projeto CAPACITAR INFORMÁTICA (NUDES/DAA/UFRRJ), coordenado pela Prof. Gizelle Kupac Vianna e tem como proposta relatar as observações feitas a partir do projeto, cujo foco principal é promover capacitação, aperfeiçoamento, desenvolvimento e qualificação profissional do quadro de servidores técnico-administrativos da UFRuralRJ, em concordância com o Plano de Desenvolvimento Institucional e a Lei nº 11.091/2005. Desta forma, contribuindo para a melhoria dos serviços prestados à referida instituição e proporcionando eficiência no desempenho do manuseio de ferramentas tecnológicas.

METODOLOGIA:

O público alvo deste trabalho concentra-se nos servidores técnico-administrativos que pertençam ao quadro de pessoal permanente da UFRRJ e disponham de um horário durante seu expediente de trabalho, munido da autorização da sua chefia.

Originalmente, o curso de capacitação possui carga horária total de 928 horas divididas em cinco módulos: Informática Básica, Programação de Computadores, Programação Web, Banco de Dados e Rede de Computadores.

Este trabalho restringe-se somente ao módulo Informática Básica, que tem em sua ementa tópicos relacionados ao sistema operacional da Microsoft, ferramentas de produtividades para escritório Microsoft Office e Internet.

No decorrer da 1ª fase, observou-se a necessidade de estender a carga horária anteriormente definida, uma vez que as turmas possuíam alunos que nunca tiveram contato com um computador. Desta forma, este módulo passa a ser dividido em duas etapas: Informática Básica (90h) e Informática Avançada (60h).

O desenvolvimento pedagógico do curso ocorre por meio de: aulas expositivo-dialogadas, atividades individuais, atividades em grupo. E para tal, o instrutor dispõe de recursos didáticos, como: laboratório com 12 microcomputadores, projetor de vídeo, quadro e pincel, apostila, notebook e slides.

RESULTADOS:

As atividades desenvolvidas em cada fase do curso diferenciam-se em níveis de complexidade, de acordo com a evolução da aprendizagem do aluno no decorrer das aulas. O processo avaliativo se faz por intermédio de duas atividades práticas individuais, além de trabalhos de pesquisa e observações pessoais. O aluno deve ter uma freqüência mínima de 75% da carga horária e média mínima de 50% de aproveitamento das avaliações para a conclusão de determinada fase. Os certificados podem ser emitidos no final de cada fase ou na conclusão de várias fases de um mesmo módulo. Estes serão aceitos nos processos de progressão do Plano de Carreira dos Servidores Técnico-administrativos.

Já no início do curso é possível identificar diferentes perfis entre os alunos. Alguns com extrema motivação e curiosidade. Já outros apresentam receio, desconfiança e impaciência devido ao fato de não terem prática ou sequer conhecimento sobre o equipamento. Essas características são trabalhadas individualmente com atividades específicas para cada perfil, de maneira que seja possível manter um nivelamento não dificultando o andamento do curso.

O que se tem ao final são resultados extremamente positivos em relação à aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos pelos alunos em sua rotina de trabalho.

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos, pelo projeto, em conformidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional e a Lei nº 11.091/2005 favoreceram o processo permanente e deliberado de aprendizagem, aprimoramento do desempenho funcional e o desenvolvimento de competências institucionais ao servidor, tornando-o apto a desenvolver suas atividades por meio de conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do curso.

A partir das experiências vivenciadas neste projeto, bem como os relatos pessoais de cada aluno, tornam-se visíveis os efeitos favoráveis tanto para a universidade quanto para o próprio servidor.

Essa iniciativa gera benefícios que contribuem de forma inovadora para a rotina da instituição, além de propiciar satisfação pessoal e auto-estima aos funcionários que a compõem.

É importante ressaltar que o Projeto CAPACITAR INFORMÁTICA está em andamento e atualmente encontra-se na 3ª fase, dispondo de cinco instrutores e com turmas de Informática Básica, Informática Avançada e Linux.

Palavras-chave: Capacitação de servidores técnico-administrativos, Plano de Desenvolvimento Institucional, Informática básica.