61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
A RESSIGNIFICAÇÃO LITERÁRIA EM RORAIMA: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS.
Vanessia Pereira Noronha 1
Kalhianne Drielle Alves Ferreira 1
Cátia Monteiro Wankler 1
1. Curso de Letras, Universidade Federal de Roraima/UFRR
INTRODUÇÃO:
A literatura regional é, hoje, questionada por muitos estudiosos da área. Na literatura específica de Roraima isso não é diferente tendo em vista que um povo não vive sem sua cultura local e que a literatura é uma forte influência identitária. Resolvemos assim, fazer um levantamento da produção literária roraimense, com o objetivo de diagnosticar o que existe de publicações literárias e o que há de estudos sobre o assunto em nível local. Os resultados da pesquisa têm revelado que, apesar do número relativamente baixo de obras publicadas, a produção literária é expressiva e que alguns estudos já começam a dar conta dela.
METODOLOGIA:
Para fazer a elaboração desse trabalho foram utilizados os artigos produzidos por um grupo de pesquisas da (UFRR) formada por profissionais das áreas de Letras, História, Artes, Educação e alunos da graduação e pós-graduação intitulado “Introdução aos estudos literários de Roraima” de autoria das professoras Carla Monteiro e Cátia Monteiro Wankler docentes dos cursos de História e Letras respectivamente, da referida instituição, bem como, visitas as bibliotecas da cidade (Sesc), biblioteca central da (UFRR), e na biblioteca do estado que foi oficialmente batizado (Nenê Macaggi), e também, a procura de fontes alternativas em catalogações; coleta de material bibliográfico; impresso e eletrônico disponível, A metodologia utilizada foi a seguinte: ler o relatório produzido pelo PIBIC/CPNq, no qual, tinha os dados sobre a produção literária de Roraima no período de 1940 a 2000, utilizando-o como uma importante fonte para a realização do nosso trabalho. Utilizamos também o artigo (Entre palavras, ausências e dispersões: As fontes orais e os estudos de literatura de Roraima) dentro da perspectiva de elucidar as questões sobre o assunto.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos foram significativos do ponto de vista literário, pois, há obras e autores reconhecidos nesse campo, a exemplo disso: Nenê Macaggi e Dorval de Magalhães. Porém, observou-se que não temos essas obras facilmente, elas existem, mas estão ocultas por diversos fatores como: falta de acessibilidade das obras para a comunidade, falta de incentivo aos acadêmicos em estudar a literatura local, falta de apoio aos escritores que estejam interessados em editar suas obras e o mais grave, a não utilização dessas obras nas escolas do Estado, onde pouco se sabe sobre a literatura da região.
CONCLUSÃO:
Com a pesquisa podemos perceber que o fato de a maioria das pessoas não ter conhecimento da produção literária de Roraima não significa que a mesma não exista de fato. Evidenciou-se que a produção ainda é limitada e há uma grande ausência em fazer um resgate acerca da produção da literatura local, bem como, a valorização de uma cultura peculiar que merece ser ressignificada.
Instituição de Fomento: Universidade Federal de Roraima/PROEG/PET-Letras
Palavras-chave: Literatura Regional, Criação Literária, Identidade.