61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
DIAGNÓSTICO SÓCIO-EDUCACIONAL DA COMUNIDADE DE BOA ESPERANÇA EM SANTARÉM – PARÁ
Waldenira Santos Guimarães 1
Solange Helena Ximenes Rocha 2
1. ESCOLA ONÉSIMA PEREIRA DE BARROS- Especialista
2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ – Campus de Santarém – Doutora - Orientadora
INTRODUÇÃO:
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Região Oeste do Pará – GEPECROP é formado por professores e estudantes da Universidade Federal do Pará – Campus de Santarém e atua ha sete anos nas escolas do campo discutindo as problemáticas que a envolvem. Os pesquisadores e estudantes de graduação já desenvolveram diversos projetos de ensino e extensão em comunidades rurais do município de Santarém, além de terem desenvolvido pesquisas que resultaram em teses de doutorado, dissertação de mestrado e trabalhos de conclusão de curso de graduação. Dando continuidade aos estudos sobre a educação do campo no município de Santarém o GEPECROP ampliou seu número de membros e incorporou ao grupo estudantes da educação básica, selecionados através do PIBICJR da FAPESPA – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará e professores da educação básica. Nesta pesquisa se objetiva diagnosticar a realidade sócio-educacional da comunidade de Boa Esperança na região do planalto em Santarém, Pará.
METODOLOGIA:
A presente pesquisa utiliza uma abordagem de natureza quanti-qualitativa. Para as atividades de coletas de dados inicialmente realizou-se uma revisão bibliográfica sobre as temáticas relacionadas ao campo, escolas rurais entre outros. Em seguida, realizou-se levantamento dos indicadores educacionais da comunidade como número de alunos matriculados, número de crianças e jovens em idade escolar que estão fora da escola, número de analfabetos residentes na comunidade, entre outros. Para isso, utilizou-se de questionários elaborados pela equipe do GEPECROP e aplicação de entrevistas junto aos moradores das comunidades.
RESULTADOS:
Os resultados embora parciais já nos dão uma visão da problemática envolvendo a Educação no campo. Constatamos através da coleta de dados e da observação direta na comunidade que as dificuldades aqui são similares as enfrentadas por moradores de outras áreas rurais no Brasil: professores com baixa qualificação, outros que estão cursando uma licenciatura com muita dificuldade no período de férias em cursos intervalares na cidade, falta de recursos didáticos para a realização de trabalhos diferenciados por parte do professor. A pesquisa possibilitou identificar ainda que os alunos também têm dificuldades, entre elas: a necessidade de conciliar estudo e trabalho por jovens e adultos que frequentam a escola, o número elevado de crianças e jovens em idade escolar que estão fora da sala de aula, entre outras. Notou-se a influência da imigração sulista na região o que se percebe nas práticas dos moradores da comunidade de Boa Esperança, nos hábitos alimentares e culturais.
CONCLUSÃO:
A análise dos resultados revelou a necessidade de se pensarem políticas públicas específicas para as áreas rurais considerando as necessidades que os moradores das regiões afastadas dos centros urbanos possuem. Constatou-se ainda que envolvimento com a pesquisa e a conseqüente produção de conhecimentos sobre as escolas do campo é um mecanismo de promoção da formação docente e a sua implementação, em especial nas escolas rurais, se torna um aliado concreto no processo de formação continuada dos docentes, pois a partir dos estudos realizados as secretarias de educação e outras instituições interessadas podem criar projetos educacionais direcionados a formação do professor e consequentemente promover a melhoria do processo ensino ensino-aprendizagem dos alunos.
Instituição de Fomento: nstituição de fomento/apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará – FAPESPA
Palavras-chave: Educação do campo, diagnóstico, sócio-educacional.