61ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
CONTRIBUIÇÃO DE UM FÓRUM VIRTUAL AO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NO PROEJA
Ronaldo de Paula Bastos Filho 1
Maria Helena Pamplona Beltrão da Fonseca 1
Marília Paixão Linhares 1
Ernesto Macedo Reis 2
1. Universidade Estadual do Norte Fluminense – UENF
2. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IF Fluminense
INTRODUÇÃO:

Diversas políticas públicas direcionadas ao público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm sido discutidas e implementadas. Uma delas, o Programa de Integração da Educação Profissional Técnica de Nível Médio ao Ensino Médio na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), tem como finalidade atender a demanda de jovens e adultos pela oferta de educação profissional técnica de nível médio. Considerando que a maior parte do grupo atendido por essa política está afastada da escola há algum tempo e que retorna a sala de aula conciliando estudo e trabalho, é necessário que uma vertente diferenciada da geralmente utilizada no ensino tradicional seja adotada, para superar a falta de motivação e desinteresse dos jovens em continuar os estudos.

Este trabalho é parte de um projeto apoiado pela CAPES/SETEC em atendimento ao edital PROEJA – 2006. Adotou-se uma proposta pedagógica interdisciplinar de Ciências da Natureza, enfatizando a abordagem temática, a interação entre os participantes e o uso de uma tecnologia educacional. Integra essa proposta a utilização de um ambiente virtual desenhado para dar suporte à metodologia de aprendizagem baseada em casos. Fórum e estudos de caso são as ferramentas pedagógicas virtuais utilizadas durante o processo de ensino.

METODOLOGIA:

O objetivo deste artigo é avaliar a adequação do fórum como ferramenta didática para favorecer a aprendizagem. Durante o desenvolvimento da proposta pedagógica envolvendo as disciplinas de Física, Química e Biologia, com alunos de uma turma do curso técnico de eletrônica do PROEJA, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - IF Fluminense, um grupo de 19 alunos foi avaliado pelo desempenho e participação no fórum, apoiado pelo Espaço Virtual de Aprendizagem - EVA (www.uenf.t5.com.br).

O fórum foi realizado durante sete semanas, em paralelo aos estudos de caso e as atividades em sala de aula. O início das discussões sobre o tema nanotecnologia deu-se com as seguintes questões: Como cada um de vocês, alunos no PROEJA imaginam o futuro em relação aos interesses profissionais e à ciência? Haverá limites para a ciência? Qual será o próximo passo da tecnologia?

A avaliação das argumentações apresentadas foi fundamentada na técnica de análise de conteúdo, que é uma forma de compreender mais profundamente um documento ou discurso, sem se ater a conclusões baseadas nas compreensões espontâneas. Após a leitura completa dos textos, foram identificados os conteúdos que representavam avanços conceituais do grupo em relação às idéias iniciais.

RESULTADOS:

Num total de 40 mensagens postadas, algumas não contribuíram para o tema em questão, outras fizeram referência à evolução da tecnologia e suas causas como tornar os aparelhos obsoletos em pouco tempo. O debate foi iniciado superficialmente, mas após as leituras realizadas, surgiu uma visão de ciência, onde o progresso passa a ter duas faces, podendo ser um avanço tecnológico em prol da humanidade e por outro lado, uma preocupação com a desqualificação e conseqüentemente os índices de desemprego gerados pelo avanço da ciência.

Um aluno em particular, citou a importância dos avanços da nanotecnologia no funcionamento de equipamentos, possibilitando sua redução de tamanho e com maior capacidade de retenção de informações, gerando maior velocidade na comunicação, bem como o desenvolvimento dos estudos referentes à nanotecnologia molecular.

Citando o físico Richard Feynman, outro aluno apresentou uma visão diferenciada, chamando a atenção para a tecnologia presente em diversas áreas. Esse aluno demonstrou que a leitura faz parte do seu cotidiano.

A maior parcela dos alunos contribuiu com pontos relevantes à discussão, e predominou no grupo uma visão de progresso tecnológico com intuitos individualistas e acima de tudo, com forte influência capitalista.

CONCLUSÃO:

De modo geral, a discussão no fórum foi se construindo e remodelando de acordo com a visão de cada aluno, apresentando neste contexto uma progressão conceitual de conjunto, que acabou por favorecer o desenvolvimento de outras atividades em sala de aula.

Inicialmente, os discursos eram superficiais, mas com as discussões e as leituras dos textos, os alunos passaram a apresentar opiniões mais críticas em relação às questões iniciais.

O fórum teve uma participação razoável, os alunos apresentaram bom rendimento, explorando os recursos da ferramenta. Diante dos dados, podemos supor que o fórum foi um facilitador da aprendizagem, até mesmo pelo fato dos alunos apresentarem uma postura mais desinibida nos seus discursos, o que não ocorria nos debates em sala.

Entretanto, o fórum poderia ter sido mais explorado, pois os alunos relataram falta de acesso aos laboratórios de informática no horário regular da disciplina, bem como a dificuldade em acessar o ambiente fora da instituição, visto que a maioria dos alunos não possuía computador em casa. A carência de laboratórios de informática nas escolas, ainda pode ser visto como uma dificuldade para o uso de estratégias didáticas apoiadas em tecnologias educacionais.

Instituição de Fomento: CAPES/SETEC
Palavras-chave: PROEJA, ambiente virtual, fórum.