61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
ATIVIDADE INIBITÓRIA SOBRE A ALFA-GLUCOSIDASE E ALFA-AMILASE DE 1H-1,2,3-TRIAZÓIS DERIVADOS DE CARBOIDRATOS
Carlos Victor Montefusco-Pereira 1
Emerson Silva Lima 2
Sabrina Baptista Ferreira 3
Vitor Francisco Ferreira 4
1. Universidade Paulista, Campus Manaus / UNIP-Manaus
2. Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Amazonas / UFAM
3. Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro / LABRMN-UFRJ
4. Instituto de Química, Universidade Federal Fluminense / UFF
INTRODUÇÃO:
No processo digestório a pormenorização de carboidratos por enzimas é essencial para nutrição, e deste resulta monossacarídeos, como a glicose. Os “ataques” enzimáticos ocorrem em diferentes pontos do processo, contudo no intestino delgado, particularmente nas células epiteliais fronteiriças das microvilosidases, referida como small intestine brush border, há a presença de hidrolases, em resumo as glucosidases. Estas enzimas realizam seu processo de quebra nas ligações glicosídicas que podem ser em carbonos a ou b, assim pormenorizando polissacarídeos e dissacarídeos. Com a importância destas enzimas em processos biológico/patológicos – digestão intestinal, catabolismo lisossomal de glicoconjugados, alta freqüência no plasma de pacientes oncológicos e pela influência em glicoproteínas de membranas virais -, há significância em investigar e buscar fontes naturais e sintéticas de sua inibição. Da Química farmacêutica, compostos aza heterocíclicos têm destaque como inibidores da a-glucosidase, incluindo 1,2,3-triazóis que ainda possuem propriedades contra doenças como câncer, AIDS, Parkinson e Alzheimer. Sua atividade depende da orientação de seus grupos funcionais e da conjugação com carboidratos. Neste sentido, o presente trabalho objetivou analisar o efeito inibitório sobre as enzimas alfa glucosidase e amilase de 1,2,3-triazóis de origem sintética.
METODOLOGIA:
Utilizando métodos colorimétrico-enzimáticos, foram realizados dois ensaios, de inibição da alfa-glucosidase e da alfa-amilase. As substâncias foram previamente diluídas em dimetilsulfóxido (DMSO) em diferentes concentrações variando de 0,5 a 1000 µmol /L. Para a enzima a-glucosidase utilizou-se o princípio da reação com o 4-nitrofenil-a-D-glucopiranosídeo (Matsui, 1996), onde este reagente é cromogênico quando em interação com a enzima, produzindo cor a ser lida em 405nm. Para a a-amilase, usou-se ensaio de consumo de amido-substrato à adição de um reagente de iodo (Caraway modificado, 1959), produzindo cor a ser lida em 605nm. A concentração inibitória 50% da atividade (CI50) foi realizada por regressão não-linear da curva sigmóide pelo software Microsoft Origin 6.0.
RESULTADOS:
Do screening de 73 triazóis, 4 deles se destacaram nos resultados para continuidade da avaliação dos seus efeitos biológicos. Onde os compostos 4-phenyl-1H-1,2,3-triazole-5-(1-O-methyl-2,3-O-isopropylidene)-β-D-ribofuranose, 4-(1-cyclohexene)-1H-1,2,3-triazole-5-(1-O-methyl-2,3-O-isopropylidene)-β-D-ribofuranose, 4-phenoxymethyl-1H-1,2,3-triazole-5-(1-O-methyl-2,3-O-isopropylidene)-β-D-ribofuranose , 4-(1-hydroxycyclohexil)-1H-1,2,3-triazole-5-(1-O-methyl-2,3-O-isopropylidene)-β-D-ribofuranose apresentaram, respectivamente, CI50 para a-glucosidase de 14,9 ± 4,2, 3,8 ± 0,5, 5,7 ± 0,3, 5,2 ± 0,9, mmol/L. Para a-amilase estas substâncias apresentaram inibição(%) de 17,14, 14,09, 13,48 e 12,56 na concentração 10 mmol/L, respectivamente.
CONCLUSÃO:
Com estes resultados, os referidos triazóis são prováveis inibidores da alfa-glucosidase; quanto à alfa-amilase, não houve inibição significativa, podendo indicar menor produção de efeitos adversos num possível uso in vivo.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM e Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento - CNPq
Palavras-chave: Alfa-glucosidase, Inibição enzimática, 1,2,3-triazóis.