61ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 14. Zoologia - 4. Taxonomia
LEVANTAMENTO DA ENTOMOFAUNA (ARTHROPODA: HEXAPODA) DA FAZENDA EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, COARI, AMAZONAS, BRASIL.
Diane Maria Barros Cabreira 1
Francislaine Domingos Miranda 1
Tiago Amaral Trindade 1
Ana Claudia Kaminski 1
1. Universidade Federal do Amazonas/UFAM
INTRODUÇÃO:
Os insetos são os animais terrestres presentes em maior abundância e mais bem sucedidos que vivem atualmente, eles desempenham papel fundamental na manutenção dos diferentes ecossistemas. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da entomofauna da Fazenda Experimental da UFAM de Coari, tendo como objetivo específico a comparação da ocorrência das famílias de insetos diurnos em três diferentes áreas da fazenda: plantio, vegetação secundária das bordas e mata primária.
METODOLOGIA:
A Fazenda Experimental da UFAM ocupa uma área de 11.933.563,18 m2, na Estrada Coari-Itapéua, no município de Coari, estado do Amazonas. A fazenda possui plantio de algumas frutas, além de açudes, igarapés e uma extensa área de mata primária. Foram realizadas coletas a cada 15 dias, em três das diferentes áreas da fazenda; área de plantio, vegetação secundária das bordas e mata primária. O esforço de coleta foi de uma hora em cada área. Os insetos coletados em cada região foram separados. Foram utilizados como métodos de coleta a rede entomológica, o “guarda-chuva entomológico” e lençol com lâmpada de mercúrio para coleta dos insetos noturnos, além de captura direta com pinça.Os insetos foram transportados para o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Entomologia, no Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, onde foram montados e identificados até o nível taxonômico de Ordem.
RESULTADOS:
Pelos dados levantados, podemos observar a maior diversidade de insetos na área de mata primária, quando comparada as outras duas áreas. Além de o número de insetos coletados ser maior (46,65%), nessa área ocorrem 11 ordens, enquanto que nos outros ambientes, ocorrem somente nove. Embora o esforço de coleta nas três áreas tenha sido o mesmo, a área de borda foi a que apresentou menor número de insetos coletados (22,47%). Foi encontrado nesse ambiente um número intermediário de insetos das ordens que ocorrem com maior freqüência nos outros dois ambientes. As ordens Coleoptera e Hymenoptera têm um número muito grande de indivíduos ocorrendo na mata e um número intermediário na borda. O mesmo ocorre com a ordem Orthoptera, que apresenta um grande número de indivíduos no plantio e número intermediário na borda, sugerindo uma sobreposição da entomofauna. Nas coletas noturnas ocorreram nove ordens de insetos. As ordens com maior número de insetos coletados foram Hymenoptera, Homoptera e Coleoptera, seguido das ordens Hemiptera, Orthoptera e Lepidoptera. A Ordem Mantodea foi a menos amostrada, sendo coletado somente um exemplar.
CONCLUSÃO:
No presente estudo realizado na Fazenda Experimental da UFAM, foi detectado a grande diversidade de insetos na região de mata primária, comparada a vegetação de borda e plantio.
Instituição de Fomento: FAPEAM
Palavras-chave: insetos, levantamento da entomofauna, Fazenda Experimental da Ufam – Coari.