61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
ENSINO DE CIÊNCIAS: CRIANDO CAMINHOS POR MEIO DE EXPERIMENTOS
Marlucia Cereja de Alencar 1
Ewerton Maick Rangel Pessanha 1
Maria Fernanda Alves da Silva 1
1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense de Campos dos Goy
INTRODUÇÃO:

Este Projeto de pesquisa tem por finalidade contribuir para a melhoria do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental nas escolas públicas e oferecer aos licenciandos do Curso Superior em Ciências da Natureza, do IF (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense de Campos dos Goytacazes – Campus Campos), a oportunidade da aprendizagem através da pesquisa, numa dimensão integradora entre teoria e prática. Neste sentido, a proposta consiste em elaborar uma metodologia para o ensino de Ciências, com ênfase em experimentos, voltada para no segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), fundamentada na teoria da Aprendizagem Significativa, numa perspectiva interdisciplinar dos saberes de Física, Química e Biologia. Entende-se que as transformações científicas tecnológicas ocorridas a partir da década de 90, apontam para a necessidade de mudanças no âmbito da escola, onde o currículo escolar favoreça a formação do aluno, crítico, reflexivo e produtivo. Um currículo baseado neste novo modelo é inter-relacionado, gerado por processos de reflexão e transformação que ocorrem no ato de aprender. O professor passa a ser um facilitador do processo, deve propor situações problema, desafios, estabelecer conexões entre o conhecimento adquirido e os novos conceitos, entre o ocorrido e o aprendido. No ensino de Ciências, tem se observado a dificuldade do aluno em relacionar a teoria desenvolvida em sala de aula com a realidade a sua volta, o que evidencia que o não reconhecimento do conhecimento científico em seu cotidiano, não foi capaz de compreender a teoria. Destaca-se a importância da experimentação para melhor compreensão da teoria, o que se constitui em elemento fundamental para que se tenha um olhar epistemiológico acerca da realidade que nos cerca. Assim, a realização de experimentos em Ciências se constitui em ferramenta para que o aluno perceba a dinâmica integradora entre teoria e prática. Outro aspecto importante a ser considerado é a maior significância que a metodologia com ênfase na experimentação proporciona aos conteúdos escolares em relação a simples memorização da informação, utilizada na maioria das salas de aula. Pode-se acrescentar a estas questões a necessidade de tornar o ensino de Ciências prazeroso e instigante para o aluno, com a finalidade de desenvolver o pensamento científico no processo de compreensão da realidade que o cerca.

METODOLOGIA:

A realização deste trabalho envolveu dois alunos do Curso Superior em Ciências da Natureza do IF, como bolsistas de Iniciação Científica. No primeiro momento, foi realizada uma pesquisa de campo envolvendo os professores de Ciências do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais de Campos dos Goytacazes, que responderam um questionário com o objetivo de levantar o perfil destes professores; as principais dificuldades encontradas por eles ao trabalhar com experimentos em suas aulas; os assuntos de Ciências que mais tem dificuldades em desenvolver nas aulas. Foi também realizada entrevistas com o responsável junto à Secretaria Municipal de Educação do município sobre o trabalho desenvolvido. Esta pesquisa teve como finalidade oferecer subsídios para a elaboração da metodologia de ensino de Ciências com ênfase em experimentos. No segundo momento, através de pesquisa bibliográfica foi estruturada a metodologia de ensino considerando os seguintes aspectos: a) em relação à abordagem do conhecimento: contextualização, problematização, aplicabilidade; b) em relação à construção do experimento: baixo custo, funcionalidade - utilização no contexto da sala de aula, adequação ao nível de compreensão do aluno; c) em relação aos conteúdos escolares: integração dos saberes de Física, Química e Biologia. No segundo momento, foram selecionados os assuntos que os professores indicaram ter maior dificuldade para desenvolver com os alunos e construídos experimentos (ainda em construção) que pudessem auxiliar os professores na sua prática docente.

RESULTADOS:

Este projeto encontra-se em andamento, não tendo sido construído todos os experimentos necessários à estruturação final da metodologia proposta. No entanto, os resultados aqui apresentados se referem à pesquisa de campo realizada junto aos professores de Ciências, que aponta para um perfil de professores em sua maioria licenciados na área de ciências atuando no segundo segmento do Ensino Fundamental, porém ainda contata-se a presença de professores com formação em licenciatura de matemática lecionando ciências, estes professores apresentam dificuldades em trabalhar os assuntos ligados à física e química. Os professores que responderam ao questionário ressaltam a importância de se trabalhar com experimentos, mas nem todos utilizam experimentos em suas aulas, como nem todas as escolas possuem laboratórios o que pareceu dificultar o trabalho. O responsável pelo ensino de Ciências junto à Secretaria municipal de Educação, o Coordenador, relatou que a secretaria desenvolve uma proposta para o Ensino de Ciências aliando a teoria à prática. A secretaria oferece cursos de aperfeiçoamento aos professores e laboratório (na sede da Secretaria) para que os professores possam levar seus alunos, no entanto, foi apontado como dificuldade o fato de ter que locomover os alunos até ao laboratório fora da escola. A pesquisa revelou que a maioria dos professores desenvolve projetos na área de ciências nas escolas. Em relação às dificuldades de se trabalhar com experimentos em sala de aula, foi apontada a falta de interesse dos alunos; falta de estrutura das escolas; pouco tempo de aula. Aqueles que não utilizam experimentos em sala de aula justificam a existência de um professor na escola para trabalhar com experimentos no laboratório da escola.

 

CONCLUSÃO:

Diante dos dados apresentados conclui-se que embora a Secretaria de Educação do município apresente uma proposta pedagógica que estimule os professores de Ciências a trabalharem com experimentos, ainda está subjacente a esta proposta uma concepção de ensino – aprendizagem, onde a relação teoria – prática é considerada de forma dissociada, uma vez que coloca um outro professor para trabalhar os experimentos e o laboratório favorecendo a separação entre aquele que ensina a teoria e aquele que propõe a prática. Pode-se inferir também que a questão do trabalho com experimentos nas aulas de Ciências ainda é muito incipiente, prevalecendo as aulas centradas na exposição oral. Neste sentido, a pesquisa realizada ofereceu elementos importantes para a construção de uma metodologia com ênfase em experimentos, que considere a realidade das escolas do Ensino Fundamental nos aspectos físicos como ausência de laboratórios, mas também a necessidade de preparar os professores com uma proposta pedagógica que tenha como ponto de partida questões investigativas como norteadoras do uso dos experimentos, fazendo a necessária distinção entre a utilização de experimentos como meros elementos ilustrativos no decorrer de uma aula da sua real finalidade que é a de facilitar o alcance dos objetivos educacionais desejados como desenvolver o espírito científico e investigativo no aluno, além de proporcionar a compreensão dos conceitos de forma mais significativa. Como afirma BORGES ( 2002, p.33), manusear aparatos experimentais não garante que os objetivos educacionais sejam alcançados, fazendo-se necessário uma redefinição dos objetivos em relação aos mesmos.

Referências Bibliográficas:

BORGES, A. T. Novos rumos para o Laboratório Escolar de Ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física.v. 19, n. 3. dez. 2002, p. 291-313.

 

 

Instituição de Fomento: CNPQ/IFF
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Metodologia, Experimentos.