61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
Viabilidade da aplicação de chorume de granja de suínos como fertirrigação, através de sistema localizado de irrigação por gotejamento
Rinaldo de Oliveira Calheiros 1, 2
Bruno Marchi 1
Ana Carolina Martins Fantin 1, 3
Regina Célia de Matos Pires 1
Flávio Bussmeyer Arruda 1
Emílio Sakai 1
1. IAC
2. FUNDAG
3. CESET-UNICAMP
INTRODUÇÃO:

O sistema intensivo de criação de suínos gera uma grande quantidade de dejetos que  podem ser caracterizados como poluidores de grande impacto. O chorume produzido na suinícolas necessita de um destino adequado e segundo a Legislação Ambiental, Lei n°9.605/98, o produtor pode ser responsabilizado criminalmente por danos causados ao meio ambiente, homens e animais. Portanto, deve ser de interesse do produtor se enquadrar nas normas ambientais. O valor nutricional dos dejetos é alto, pois o aproveitamento das rações efetivamente utilizadas pelos animais está em torno de 40%, sendo o restante eliminado pelas dejeções. Em relação a carga orgânica dos dejetos de suínos, ela gera um grande poder poluente 50 vezes maior que o esgoto doméstico, no entanto contêm elementos químicos de grande importância para agricultura que, ao serem adicionados ao solo e  mineralizados, podem atuar como fertilizantes, substituindo parte da fertilização química. Este projeto consiste na utilização de dejetos de suínos na fertirrigação do solo através do sistema de gotejamento e microasperção adaptado, utilizando o chorume diluído e possibilitando  melhoras nas condições do solo para agricultura, além da substituição de parte dos gastos com insumos agrícolas e a eliminação adequada de um passivo ambiental.

 

METODOLOGIA:

Os experimentos foram realizados na Fazenda São Carlos, Município de Descalvado, na cultura de citrus - limão cravo de 25 anos. Foram avaliados 4 variantes de irrigação: T1 (testemunha), T2 (50% de churume com aplicação de 15m3), T3 (50% de chorume com 40m3) e T4 (50% de chorume com 60m3) em uma área de 7.200 m2 durante 6 meses. A dinâmica hidráulica do sistema consiste na filtragem do chorume recolhido da saída da lagoa anaeróbica para a lagoa facultativa utilizando telas plásticas tipo sombrite, seguindo para caixa de estabilização do chorume, diluição e agitação; conjunto moto-bomba e recalque. Para amostragem do solo rizosféricos retirou-se uma sub-amostra de cada lado das 2 árvores centrais, a uma distância da planta de cerca de 40 cm, no ponto de aplicação dos respectivos gotejadores formando-se uma amostra composta. Essas amostras foram coletadas com trado, à profundidade de 0-20 cm, fazendo-se, inicialmente, uma limpeza superficial do terreno, evitando-se pontos perto de formigueiros ou cupins. As amostras foram transportadas para o Laboratório de Microbiologia Agrícola e Molecular do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, onde foram processadas imediatamente seguindo a metodologia referenciada.

 

RESULTADOS:

Em cada tratamento, observou-se uma pequena queda de vazão, no entanto o menor coeficiente de  Uniformidade de Distribuição foi de 91% e o menor Coeficiente de Uniformidade de Christiansen foi de 93%, considerados bons e referendados pelo baixo desvio padrão médio. As análises feitas em T1 houve alterações que podem ter sido causadas pela intensa seca que toda a área de cultivo foi submetida. Durante o experimento, observou-se o efeito das diferentes taxas de aplicação de chorume nas bactérias do solo. Avaliadas pelo numero de UFC pode-se inferir que inicialmente houve um decréscimo, sugerindo um efeito negativo de uma possível saturação do solo. Posteriormente, até mesmo as altas taxas do T4, não foram fatores limitantes para adaptação das bactérias do solo, tendendo a atingir o mesmo nível do solo normal. A diversidade das bactérias, após um período de instabilidade adaptativa, passou a existir, contrariando uma expectativa inicial de seletividade de organismos mais resistentes ou adaptados à nova situação de solo. Com relação à população de fungos, afetou positivamente e mesmo na maior taxa de aplicação não houve efeito negativo de qualquer sintoma de saturação.  Em relação à diversidade parece que o chorume, na sua maior taxa promoveu uma seletividade de organismos.

 

CONCLUSÃO:

É possível, hidraulicamente, a aplicação de chorume de granja de suíno por meio de sistema de irrigação por gotejamento. Observou bom desempenho do sistema, no entanto, deve-se considerar não só a satisfação hídrica da planta, como também uma condição adequada para atividade do agente degradador da matéria orgânica. Diante dos inúmeros testes executados, pode-se afirmar que a aplicação de chorume de granja de suínos foi viabilizada pela estrutura do sistema desenvolvido, mesmo em alta concentração (50%), exigindo muito mais do sistema de filtragem e do sistema de aplicação. As adaptações desenvolvidas são todas simples, de fácil implementação, com materiais comuns, facilmente encontrados e de baixo custo, favorecendo, principalmente, o agronegócio familiar. Novas adaptações podem ser feitas, tais como, substituição das telas plásticas de filtragem, na recepção do chorume, por peneira vibratória com dispositivo de lavagem automática, emissores mais adaptados, etc., porém, tudo isso pode ser considerado como aperfeiçoamento. Assim, pode-se considerar que o experimento alcançou êxito credenciando-se a contribuir, de forma inovadora na viabilização da prática da suinocultura, quanto à preservação do meio ambiente bem como na utilização racional e econômica dos dejetos de suínos.

Instituição de Fomento: IAC- INSTITUTO AGRONÔMICO DE CAMPINAS
Palavras-chave: Fertirrigação, Dejetos Suínos, Chorume.