61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
O PAPEL DO LIVRO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO
Caio Renan Goes Serrão 1
Altem Nascimento Pontes 1
Maria Dulcimar de Brito Silva 1
Thália do Socorro Serra Gama 1
1. Universidade do Estado do Pará/ UEPA
INTRODUÇÃO:
Na primeira metade do século passado, os conteúdos escolares bem como as metodologias de ensino eram delimitadas pelo professor. Nas décadas seguintes, com a democratização do ensino e com as realidades que ela produziu os conteúdos escolares, assim como as metodologias, passaram a ser veiculadas pelos livros didáticos (ROMANATTO, 2004). O livro didático no ensino de ciências, em particular, da biologia, foi inserido com objetivo de propiciar aprendizagens de conceitos e teorias científicas, além de propiciar a construção de competências cidadãs para a realidade atual (PNLD, 2008). Segundo Freitag (1993), o livro didático chegou a um ponto de autonomia em relação às práticas pedagógicas dos professores, em que este não é mais visto como um instrumento auxiliar de complementação de aprendizagens e conceitos, mas sim como critério absoluto de verdade e padrão de excelência a ser adotado na sala de aula. Trabalhos recentes mostram que o livro didático passou a ser uma espécie de instrumento que conduz a atividade do professor, delimitando, principalmente, os conteúdos que serão abordados. Diante disso, este projeto teve como objetivo fazer um levantamento sobre a utilização de livros didáticos nas aulas de biologia em escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Belém, capital do Estado do Pará.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada nos meses de novembro e dezembro de 2007, em escolas públicas de ensino médio, pertencentes aos 15 pólos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que contemplam todas as escolas da rede estadual de ensino da cidade de Belém, capital do Estado do Pará, com exceção da região das Ilhas. Em cada pólo, foram eleitas pelo menos 50% de escolas a serem pesquisadas, num total de 29. Para coleta de dados, foram consultados 29 professores de biologia que ministram aulas nos três anos do ensino médio das respectivas escolas. Utilizamos como instrumento de pesquisa um questionário direcionado aos professores que era constituído de duas partes: a primeira continha dados de identificação do participante da pesquisa e a segunda parte os professores responderam sobre o uso de livros didáticos nas aulas de biologia. Na análise dos resultados provenientes da coleta de dados, utilizamos o método de pesquisa quantitativo. Para tanto, os dados foram tabulados no software específico para quantificar as informações obtidas. Em seguida, produzimos gráficos para análise e discussão dos resultados.
RESULTADOS:
Os dados obtidos pela análise dos questionários aplicados aos professores indicam que 85,7% utilizam o livro didático em suas aulas, em contrapartida apenas 14,3% não o utilizam, esses dados acabam por confirmar o que foi dito anteriormente e reforçam a idéia de que o livro didático é um dos poucos recursos disponíveis na rede pública de ensino. Além disso, os dados representam uma síntese atual sobre a utilização do livro didático nas escolas de ensino médio.
CONCLUSÃO:
A análise dos dados mostra que apesar dos avanços tecnológicos e da enorme variedade de recursos educacionais disponíveis, o livro didático continua sendo o recurso mais utilizado no ensino de ciências e em particular de biologia. Segundo Carneiro (2005), é por meio dele que o professor organiza, desenvolve e avalia seu trabalho pedagógico dentro da sala de aula. Por mais que a pesquisa revele uma realidade que é bastante atual, sabemos que o livro didático sozinho não é capaz de apresentar as informações necessárias à formação do aluno. Fazendo uma analogia, o livro não consegue fazer o aluno “aprender a aprender”, se faz necessário o uso de elementos de aprendizagem e metodologias que são aplicadas pelos professores nas suas práticas pedagógicas. O investimento massivo em educação, o uso de novos recursos didáticos e de metodologias inovadoras, além da valorização do profissional e investimento em processos de formação continuada é, sem dúvida, o caminho para a mudança desta realidade.
Instituição de Fomento: Universidade do Estado do Pará
Palavras-chave: Livro Didático, Ensino Médio, Escolas Públicas.