61ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde
INTERDISCIPLINARIDADE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DO CEULJI/ULBRA: DESAFIO POSTO À PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE.
Erenice Dias da Silva 1
Ivani Rosa Calixto Meyer 1
Dulce Teresinha Heineck 1
José Carlos Pereira dos Santos 1
Mara Adriane Dahmer Hillesheim 1
Ivânia Prosenewicz 1
1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA
INTRODUÇÃO:

A Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná atua no atendimento às pessoas da comunidade e funcionários que necessitam de reabilitação. O trabalho é desenvolvido na própria instituição que possui espaço e equipamentos adequados, no entanto, o que se percebe é que há um trabalho desenvolvido pelos diversos cursos da área da saúde, mas ainda ocorre de forma fragmentada. O objetivo da pesquisa foi de averiguar junto aos profissionais e acadêmicos de Serviço Social, de fisioterapia e enfermagem alternativas de se trabalhar em conjunto para melhor atender os usuários que procuram a Clínica Escola de fisioterapia do CEULJI/ULBRA.

METODOLOGIA:

Como método de procedimento, optou-se pelo monográfico com a técnica de observação ao trabalho desenvolvido pelos cursos no atendimento direto ao usuário da Clínica Escola e a entrevista com acadêmicos e professores procurando verificar a compreensão destes quanto ao trabalho interdisciplinar e encontrar alternativas de trabalhar em parceria. Com os usuários, a pesquisa foi no sentido de avaliar como estes vinham sendo atendidos e buscar sugestões de melhoria. Como método de análise, a opção é o dialético o qual permite analisar a problemática em toda sua complexidade e de forma crítica.

 

RESULTADOS:

No momento da entrevista, os acadêmicos e professores de fisioterapia destacaram a dificuldade de se trabalhar em conjunto.  Como é difícil discutir o assunto para depois colocar em prática (acadêmico1). Nossa! Como é difícil trabalhar interdisciplinarmente (Professor x). Outro professor salientou a importância do trabalho, mas deixou claro que ele também não domina a temática interdisciplinaridade.  Entre os acadêmicos entrevistados, 85% não souberam dizer o que é interdisciplinaridade e entre os professores 60% admitiram que já ouviram falar, mas não dominam. Os usuários destacaram que, após a triagem e os agendamentos, o atendimento melhorou. Na pesquisa, foi sugerido, pela professora do Serviço Social, trabalho em grupo semanalmente para estudarem juntos e melhor entender o que é a interdisciplinaridade e também momentos em que acadêmicos e profissionais se reúnam para discutir os casos mais complexos, buscando chegar a um consenso quanto à melhor forma do tratamento. Um dos professores destacou a necessidade de criar a cultura do trabalho conjunto, pois há muita resistência. 

CONCLUSÃO:

Pela análise dos dados, conclui-se que há abertura da equipe em desenvolver um trabalho interdisciplinar, mas há também necessidade de replanejar as ações e determinar horários de encontros para o estudo grupal e superação da defasagem de conhecimento sobre a temática interdisciplinaridade. A compreensão da temática certamente contribuirá para que aos poucos se possa ir interrelacionando com a prática e, assim, a aprendizagem resulte no conhecimento em prol de uma atuação profissional mais humana e com a alternativa de respostas concretas aos problemas mais complexos vividos pelos indivíduos em seu cotidiano. Nas respostas, fica claro que há interesse de toda a equipe em desenvolver o trabalho de forma conjunta e há disposição para o aprendizado, mas que ainda há muito que caminhar para que a proposta se concretize.

Palavras-chave: Serviço Social, Saúde, Interdisciplinaridade.