61ª Reunião Anual da SBPC |
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 5. Serviço Social da Saúde |
INTERDISCIPLINARIDADE NA CLÍNICA ESCOLA DE FISIOTERAPIA DO CEULJI/ULBRA: DESAFIO POSTO À PRÁTICA PROFISSIONAL DO ASSISTENTE SOCIAL NA SAÚDE. |
Erenice Dias da Silva 1 Ivani Rosa Calixto Meyer 1 Dulce Teresinha Heineck 1 José Carlos Pereira dos Santos 1 Mara Adriane Dahmer Hillesheim 1 Ivânia Prosenewicz 1 |
1. Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA |
INTRODUÇÃO: |
A Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná atua no atendimento às pessoas da comunidade e funcionários que necessitam de reabilitação. O trabalho é desenvolvido na própria instituição que possui espaço e equipamentos adequados, no entanto, o que se percebe é que há um trabalho desenvolvido pelos diversos cursos da área da saúde, mas ainda ocorre de forma fragmentada. O objetivo da pesquisa foi de averiguar junto aos profissionais e acadêmicos de Serviço Social, de fisioterapia e enfermagem alternativas de se trabalhar em conjunto para melhor atender os usuários que procuram a Clínica Escola de fisioterapia do CEULJI/ULBRA. |
METODOLOGIA: |
Como método de procedimento, optou-se pelo monográfico com a técnica de observação ao trabalho desenvolvido pelos cursos no atendimento direto ao usuário da Clínica Escola e a entrevista com acadêmicos e professores procurando verificar a compreensão destes quanto ao trabalho interdisciplinar e encontrar alternativas de trabalhar |
RESULTADOS: |
No momento da entrevista, os acadêmicos e professores de fisioterapia destacaram a dificuldade de se trabalhar |
CONCLUSÃO: |
Pela análise dos dados, conclui-se que há abertura da equipe em desenvolver um trabalho interdisciplinar, mas há também necessidade de replanejar as ações e determinar horários de encontros para o estudo grupal e superação da defasagem de conhecimento sobre a temática interdisciplinaridade. A compreensão da temática certamente contribuirá para que aos poucos se possa ir interrelacionando com a prática e, assim, a aprendizagem resulte no conhecimento em prol de uma atuação profissional mais humana e com a alternativa de respostas concretas aos problemas mais complexos vividos pelos indivíduos em seu cotidiano. Nas respostas, fica claro que há interesse de toda a equipe em desenvolver o trabalho de forma conjunta e há disposição para o aprendizado, mas que ainda há muito que caminhar para que a proposta se concretize. |
Palavras-chave: Serviço Social, Saúde, Interdisciplinaridade. |