61ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
REFORMA ORTOGRÁFICA! E AGORA?
Jonas Silva da Fonseca 1
Raimundo Cleiton Araujo Bonfim 1
Déborah de Brito Albuquerque Pontes Freitas 1
1. Universidade Federal de Roraima.
INTRODUÇÃO:
A ratificação do Acordo Ortográfico que prevê a uniformização na escrita da língua portuguesa nos países membros da “Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, bem como todas as discussões a respeito do tema, despertou-nos a inquietação de verificar como a comunidade acadêmica assimilou e utiliza essas novas regras ortográficas. O acordo prevê um período de adaptação que deve ser de no máximo quatro anos, mas ficam as perguntas: será que as pessoas já sabem das modificações previstas no acordo? Existe uma preocupação, principalmente no meio acadêmico, em se adequar às novas regras ortográficas? Foram estas questões que nortearam o andamento desta pesquisa, que se cobre de relevância na medida em que as modificações previstas atingem o modo de escrever dentro da academia. O trabalho consiste no levantamento quantitativo sobre a noção das pessoas a respeito da reforma ortográfica, visando mensurar a quantas anda o conhecimento da comunidade acadêmica a respeito desta.
METODOLOGIA:
A pesquisa teve como corpus 140 pessoas, escolhidas aleatoriamente, que circulavam pelas dependências da UFRR. Foram escolhidos sete locais dentro do campus para serem aplicados os questionários, sendo que em cada local foram aplicados 20 questionários. Cada questionário continha 12 perguntas objetivas, dividas em duas seções de seis perguntas cada. Este levantamento nos permitiu comparar o conhecimento das pessoas quanto a nova reforma ortográfica com os parâmetros exigidos por esta.
RESULTADOS:
Ao final da pesquisa constatamos que em alguns de seus aspectos a nova reforma ortográfica é ainda motivo de surpresa para a comunidade. Observamos que em muitos casos as pessoas não sabiam das novas regras, por outro lado, algumas tinham noção a respeito da reforma mas não sabiam aplicar seus novos conceitos, notamos também que certa parte dos entrevistados possuía tanto conhecimento teórico como prático sobre o assunto em questão.
CONCLUSÃO:
Ancorados nos dados que a pesquisa tem nos apresentado, perguntamos: qual será o período de adaptação das pessoas às novas regras ortográficas? O que deve ser feito, por parte da academia, para que essa adaptação ocorra em tempo hábil? Acreditamos que, antes dessa reforma chegar nos níveis fundamental e médio, é necessário que ela seja implementada dentro da universidade, como forma de garantir uma educação de qualidade em todos os níveis educacionais.
Instituição de Fomento: UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA/PROEG/PET-Letras.
Palavras-chave: Reforma ortográfica, Comunidade, Assimilação.