61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O CARÁTER URBANO DAS PEQUENAS VILAS DA AMAZÔNIA: O ESTUDO DE VILA AMAZÔNIA, CABURI E MOCAMBO, NO MUNICÍPIO DE PARINTINS/AM.
Charlene Maria Muniz da Silva 1
José Aldemir de Oliveira 1
1. Universidade Federal do Amazonas
INTRODUÇÃO:

Estudar as Vilas do interior do Amazonas é um grande desafio, pois, é difícil entender essa complexidade que se forma sobre estes locais. Esta pesquisa visa identificar quais os aspectos que compõem a formação socioeconômica e ambiental das Vilas no interior do município de Parintins, considerando sua formação social, econômica, cultural e ambiental, que contribuem para a produção do espaço, ou seja, o que significa um espaço na Amazônia que apresenta forma e estrutura de cidade, mas não possui essa denominação. E também até que ponto estas vilas apresentam a (re)produção das contradições existentes na cidade. Nosso objetivo principal é identificar os elementos urbanos presentes nestas localidades e como as mesmas contribuem para a produção diferenciada desses espaços que imbricam características urbanas com elementos da vida rural e compreender a produção do espaço a partir da influência de aspectos e características urbanas da cidade de Parintins. Acredita-se que uma pesquisa que vise identificar as características socioeconômicas e ambientais desses lugares poderá nos revelar pluralidades de aspectos e peculiaridades que serão muito importantes na análise das características da urbanização contida nesses lugares, assim como, a disseminação das contradições existentes na cidade.

METODOLOGIA:

A metodologia utilizada foi a observação in loco, pesquisa documental, aplicação de formulários e entrevistas com os moradores das vilas, assim como uma revisão da literatura que envolve a temática sobre o rural e urbano, o campo e a cidade. A partir de uma amostra probabilística de 10% do universo de pesquisa de cada Vila (cerca de 40 famílias por vila), foi procedida a coleta de informações referentes aos aspectos sociais, econômicos e culturais das Vilas Amazônia Caburi e Mocambo no município de Parintins (produção, renda, infra-estrutura, religiosidade, festas) e as dimensões socioambientais (saneamento, destino dos resíduos, condições das moradias, saúde), sendo que a unidade de pesquisa foi o núcleo familiar. Os dados foram tratados de forma quantitativa em alguns casos, com a utilização de procedimentos estatísticos, mas a maior ênfase foi dada na forma qualitativa de tratamento de dados, onde apresentaremos os mesmo de forma mais estruturadas e analisando-os a luz do referencial teórico escolhido.

RESULTADOS:
As vilas Amazônia, Caburi e Mocambo estão localizadas, na zona rural do município de Parintins, a uma distância de 05, 60 e 70 km respectivamente,da sede da municipalidade. As mesmas possuem serviços urbanos que estão presentes na cidade de Parintins como: iluminação pública e abastecimento de água encanada, ruas asfaltadas, prédios públicos, escolas municipais e estaduais, creches, telefonia pública e móvel, posto de saúde e posto policial. As casas, em sua maioria, são feitas de madeira(56%) com cobertura de amianto( 84%). As atividades econômicas das mesmas estão ligadas ao meio rural (agricultura 26% e pesca 20%), mas podemos observar uma tendência as pluriatividades,com o crescimento de atividades ligadas às cidades como o funcionalismo público e as atividades autônomas como o comércio e a prestação de serviços. Apesar do crescimento populacional e da introdução de elementos urbanos nesses locais a renda familiar está em torno de 01 salário mínimo (61%). No que se refere as características ambientais auferimos que 72% dos moradores não dá nenhum tratamento a água que consome e que 62% utilizam a fossa negra para dar destino aos dejetos domésticos. O problema dos resíduos sólidos também é preocupante, visto que, 69% dos moradores queimam o lixo nos quintais das casas.
CONCLUSÃO:
Esta pesquisa intentou, por meio da análise socioeconômica e ambiental dessas localidades, entender o grau de assimilação dos valores ditos urbanos, enquanto processo, entre os meandros dos interesses econômicos e nos valores culturais que comandam a vida social, entendendo dessa forma, as diferentes nuances da urbanidade em diferentes lugares, assim como compreender o seu caráter contraditório. Esses aspectos contraditórios e complementares são importantes, para se analisar como está constituído este urbano na Amazônia, mas especificamente nas cidades médias como no caso de Parintins, e como se ampliam para as vilas. Apresentando uma forma diferenciada em sua composição espacial-estrutural, as Vilas Amazônia, Caburi e Mocambo tem como grande diferencial das outras comunidades rurais, um processo de urbanização bem acelerado, elemento que está ausente em outras áreas rurais do município. Na Amazônia as pequenas vilas se reproduzem a partir das suas especificidades, mas contém as contradições da produção do espaço das sedes das municipalidades. Assim sendo, a cidade de Parintins configura-se como a influência direta da constituição econômica, social dessas vilas, com implicações socioambientais que repercutem na (re) produção do espaço.
Instituição de Fomento: Pesquisa financiada pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas-FAPEAM
Palavras-chave: Relação Rural e Urbano, Vilas e Agrovilas, Município de Parintins.