61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
SOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO DE MUDAS DE Cedrela odorata L. TRANSPLANTADAS PARA CLAREIRAS FORMADAS PELA EXPLORAÇÃO FLORESTAL SELETIVA NA AMAZÔNIA BRASILEIRA
Jaqueline Macêdo Gomes 1
João Olegário Pereira de Carvalho 2
Marcela Gomes da Silva 3
Josué Evandro Ribeiro Ferreira 4
1. Discente do curso de Eng. Florestal da Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Dr. Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental - Orientador
3. Profª. MSc. da Universidade Federal Rural da Amazônia
4. Engenheiro Florestal da Cikel Brasil Verde Madeiras
INTRODUÇÃO:
As clareiras artificiais em florestas são aberturas no dossel que podem ser causadas pela queda de árvores ou galhos decorrentes da exploração florestal. A abertura de clareiras provoca o aparecimento da regeneração natural de plantas, que em certos casos pode ser escassa, principalmente quando se trata de espécies comerciais. A silvicultura após a colheita de madeira é uma atividade de manejo florestal que visa garantir a regeneração natural. Quando não há regeneração natural ou a regeneração é baixa é necessário realizar tratamentos que estimulem o aparecimento dessas espécies, ou realizar o enriquecimento de clareiras para aumentar o valor comercial da floresta e acelerar o processo sucessional. Cedrela odorata L. é uma espécie da família Meliaceae que pode ser plantada em áreas abertas devido a sua característica de espécie heliófila, porém esta espécie é bastante suscetível ao ataque do inseto Hypsipyla grandella Zeller que interrompe o crescimento e deforma o fuste da planta. O objetivo deste trabalho é analisar a sobrevivência e crescimento de Cedrela odorata L. em plantios nas clareiras causadas pela exploração florestal. Os resultados irão gerar informações para compor um sistema silvicultural indicado para florestas sob manejo na Amazônia.
METODOLOGIA:
O estudo está sendo realizado em 700 ha de floresta na Fazenda Rio Capim, que pertence a Cikel Brasil Verde Madeiras Ltda. localizada no município de Paragominas - PA, distante 320 km de Belém. A área experimental sofreu exploração de impacto reduzido em 2004. No final de 2004 e início de 2005 foram instalados sete tratamentos com quatro repetições distribuídas nos 700 ha. No presente trabalho foram considerados apenas dois tratamentos, ou seja, aqueles que envolvem o plantio de enriquecimento em clareira. Nestes tratamentos foram selecionadas, em média, duas clareiras por hectare. O critério para estabelecer esse número foi de que a quantidade de clareiras enriquecidas seria no máximo 50% do número de árvores colhidas por hectare. Foram tratadas 400 (tamanho mínimo de 250m2), onde foram plantadas 469 mudas de Cedrela odorata L., entre outras espécies. As mudas foram transplantadas de estradas secundárias e ramais de arraste para as clareiras. Avaliou-se a sobrevivência e o crescimento em altura de mudas de Cedrela odorata L. A primeira avaliação foi realizada em 2005, a segunda em 2006 e a última em 2008. Durante as medições foram feitas limpezas nas clareiras para reduzir a competição com espécies indesejáveis que pudessem prejudicar o crescimento das mudas plantadas.
RESULTADOS:
Aos 37 meses, Cedrela odorata L. apresentou incremento médio anual em altura de 0,74 m ano-1 e sobrevivência de 79,96%. Os resultados mostram que o desenvolvimento desta espécie foi satisfatório, pois a mesma possui limitação de crescimento, devido ao ataque da Hypsipyla grandella Zeller, que é um grande problema na silvicultura dessa espécie, retardando o crescimento e reduzindo o valor comercial. Entretanto, neste estudo poucas plantas de C. odorata foram atacadas, resultado que incentiva o plantio desta espécie em clareiras formadas pela exploração, pois C. odorata se desenvolve melhor em locais com maior intensidade luminosa, devido ao fato da mesma ser heliófila. Além da luminosidade e da heterogeneidade florística encontrada nas clareiras, a baixa densidade de Cedrela odorata e a limpeza para eliminação de espécies indesejáveis, favorecem o desenvolvimento da espécie e diminuem o ataque da Hypsipyla grandella.
CONCLUSÃO:
Com base nos resultados conclui-se que Cedrela odorata L. pode ser plantada em clareiras formadas pela exploração, por apresentar bom desenvolvimento em altura e alta taxa de sobrevivência. Entretanto é necessário maior período de observação para se obter resultados mais consistentes sobre o uso dessa espécie na silvicultura pós- colheita.
Instituição de Fomento: Embrapa, CNPq, UFRA, Cikel.
Palavras-chave: Tratamento Silvicultural, Enriquecimento em clareiras, Cedrela Odorata L. .