61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
APRENDIZADO NO ENSINO DA FÍSICA COM GERADOR DE VAN DE GRAF
Jordalino de Ramos Oliveira 1
1. Escola Municipal David Carneiro Ensino Infantil e Fundamental
INTRODUÇÃO:
Através da observação das formas lúdicas presentes nas atividades cotidianas, notei que podem ser consideradas estratégias pedagógicas para ensinar. A implantação do lúdico nas atividades de Ensino não pode ser encarada como algo leviano no processo pedagógico. Conforme será mostrado neste aprendizado o estudante tem acesso ao conhecimento e desenvolvimento de suas capacidades, pois a ludicidade visa à forma de interação calcada nos princípios da educação em ciências, tornando o estudo agradável e mantendo a importância prática dos conceitos científicos expostos por um orientador.

 

METODOLOGIA:
O aprendizado torna-se atraente, afinal o aluno ouve, observa e faz. Todas estas ações renovam o interesse a cada instante por meio do orientador. Nas aulas de ciências, os alunos realizam experimentos com eletricidade estática, que os guia a novos horizontes das ciências.  A idéia de construção do Gerador nasceu com pesquisas na internet, estudos e busca de materiais de baixo custo como canos de PVC, fios, motor, conchas para esfera, forma de pudim e lata de alumínio. A questão fundamental é que o aluno “faça ciência” sem ao menos se dar conta que, brincando, aprende as leis fundamentais das ciências, estruturando os seus conhecimentos com base científica.

 

RESULTADOS:

Devido a problemas ocorridos nos testes, substituições e melhorias foram necessárias, utilizando-se materiais presentes em nosso cotidiano.

No momento do descarregamento nas conchas, as faíscas não foram produzidas e apenas alguns fios de cabelo próximos foram puxados pela eletricidade acumulada.

O objetivo do gerador não está apenas na sua ludicidade, mas também na intenção de prender a atenção dos estudantes numa sala de aula e efetuar proveitosas experiências complementares, bem como a participação numa feira de ciências causando entretenimento aos seus visitantes.

 

CONCLUSÃO:
O estudo prático com o gerador propicia motivação aos alunos, nos quais tiveram a oportunidade de unir os conceitos teóricos aos práticos, facilitando a compreensão dos fenômenos da eletricidade estática.  Visualizar e compreender são ferramentas que aguçam a imaginação do aluno, ocasionando uma maior integração por parte dos mesmos, bem como o estímulo para a área de ciências que para alguns era desestimulante.

 

Instituição de Fomento: Prefeitura Municipal de Araucária - Escola Municipal David Carneiro Ensino Infantil e Fundamental
Palavras-chave: Ludicidade, Gerador, Ciências.