61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
RELATOS DE VIAJANTES E O MUNICÍPIO DE TEFÉ: FONTES PARA A HISTÓRIA
Rosa Maria Pires Nogueira 1
Cláudia Regina Ferreira Santos 1
Tássio Franchi 1
1. Instituição: Centro de Estudos Superiores de Tefé-UEA
INTRODUÇÃO:

No século XXI a inexistência de estudos sobre a região do Solimões apresenta-se como uma lacuna na historiografia brasileira. Os inúmeros títulos produzidos são voltados especificamente para o meio natural, populações indígenas e acontecimentos políticos. Privilégios estes, que deixam à margem da história, segmentos voltados à ocupação e desenvolvimento das sub-regiões que se organizaram ao longo dos afluentes amazônicos. O caso exemplar é da região do Médio-Solimões, cuja presença no contexto historiográfico regional ainda limita-se a algumas notas de referências, apesar de estar intrinsecamente ligada aos acontecimentos relevantes que ocorreram entre Pará e Amazonas ocorridos no século XIX. Pensando nessa lacuna consideramos a necessidade de se começar a trabalhar a historiografia regional, e em paralelo, a do município de Tefé. Assim, o objetivo do trabalho foi iniciar a escrita regional científica e mostrar a importância dos relatos de viajantes como fontes essenciais para a constituição da memória histórica das regiões Amazônicas. O projeto propôs elencar e catalogar os viajantes que passaram pelo local ao longo do século XIX e analisar através da literatura de viagem a forma como foi representada a região, em particular, o Município de Tefé.

METODOLOGIA:

Os métodos utilizados para o desenvolvimento do trabalho foi o levantamento bibliográfico realizado nas Bibliotecas de Manaus e Tefé, nas publicações encontradas em sites especializados e a consulta a documentos existentes no Acervo Histórico da Prelazia de Tefé. Primeiramente houve a leitura dos documentos existentes no Arquivo da Prelazia de Tefé, e em seguida, as obras de autores que analisaram os relatos de viajantes no Brasil. Todo material foi devidamente fichado e catalogado. Na segunda etapa ocorreu a análise dos dados alcançados e a organização das referências pertinentes à temática tratada. 

RESULTADOS:

Através das descrições contidas na bibliografia e documentos encontrados podemos evidenciar a importância do Médio-Solimões e de Tefé ao longo do século XIX. A região encontrava-se no apogeu devido à coleta de produtos nativos, o tabaco e a produção de óleo ou manteiga de tartaruga que constituía seu ramo principal de comércio. O pico produtivo ocorreu em razão do declínio de muitas atividades econômicas nos núcleos coloniais do rio Negro. O que possibilitou que a vila de Ega (hoje Tefé) se transformasse no pólo comercial mais influente da região do Médio-Solimões. A cidade foi palco de grandes conflitos políticos e onde se concentrou importante grupo de viajantes cientistas, naturalistas e exploradores dentre os quais destacam-se : Johann Baptist Von Spix e Carl Friedrich Phillipe Von Martius (1819), Henry Walter Bates (1855 a 1859), Jean Louis Rodolphe Agassiz (1865). Além destes, Paul Marcoy (1847-48), Gaetano Osculati (1848), Henrique Lister Maw (1828), Alcides Dessalines D’Orbigny (1826), Francis de Castelnau e A. Devilli (1851), João Wilkens de Mattos (1854), Robert Avé-Lallemant (1859), Antônio Gonçalves Dias (1861-1862) e os missionários da ordem Espiritana no final do século XIX (1897) que assim como os viajantes influíram também na formação regional. Logo, marcantes na identidade dos povos do Solimões e da cidade de Tefé. Ademais, o trabalho possibilitou catalogar fontes que serão fundamentais na escrita da história do Médio-Solimões e conseqüentemente a da cidade de Tefé.

 

CONCLUSÃO:

Os resultados permitem concluir que distante de conterem apenas descrições, os relatos de viajantes compõem um material fecundo que pode contribuir de forma positiva na historiografia regional. Tais viajantes contemplaram não somente a natureza e sua exuberância, como também registraram a organização social, política e os comportamentos culturais das regiões visitadas. Desta forma, as análises dos relatos são necessárias para entendimento do contexto formador do Médio-Solimões, a importância do Município de Tefé e, sobretudo o desenvolvimento urbano, econômico, social, político e cultural, que se apresenta atualmente na região. Portanto os relatos de viajantes são fontes essenciais para estudos futuros, no qual poderão ser analisados não somente como objetos literários, mas como documentos significativos de uma identidade que devidamente contextualizada e analisada podem proporcionar o entendimento de questões que norteiam a formação dos lugares na Amazônia, constituindo-se numa importante e fértil forma de conhecimento para o contexto historiográfico Amazônico.

 

Instituição de Fomento: PAIC/FAPEAM
Palavras-chave: Médio-Solimões, Tefé, relatos de viajantes.