61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola
A AGRICULTURA FAMILIAR: O TRABALHO EXERCIDO PELA FAMÍLIA EM DIFERENTES ESTABELECIMENTOS RURAIS DO PROJETO DE ASSENTAMENTO ASSURINI, ALTAMIRA-PARÁ
Hélia Felix de Moura 1
Roberta Rowsy Amorim de Castro 1
Ana Caroline da Silva Brito 1
1. Universidade Federal do Pará UFPA
INTRODUÇÃO:
A unidade familiar camponesa constitui um tipo de unidade de produção que apresenta as seguintes características: mantém baixo nível de capital de exploração; realiza a produção exclusivamente através da força de trabalho familiar; mantém baixo grau de comercialização, tendo em vista a pequena escala de produção e, normalmente, comercializa somente o excedente do consumo familiar; mantém sistema de produção diversificado, com alta exigência em mão-de-obra; possui área de terra inferior ao módulo rural. (LIMA, et al, 2005). A família constitui sempre a unidade social de trabalho e de exploração da propriedade, sendo que os produtos, regra geral, satisfazem às necessidades essenciais da vida, as tarefas do trabalho se dividem entre todos os membros do grupo doméstico, em função das faculdades de cada um, formando assim uma equipe de trabalho. (QUEIROZ, 1973). Neste sentido, a presente pesquisa tem o objetivo de identificar os trabalhos exercidos pelas famílias, bem como, o papel de cada um dos membros na realização das tarefas realizadas nos estabelecimentos.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida nos meses de agosto de 2007 e 2008, entre os dias 09 a 16 e 06 a 13, respectivamente, durante Estágios de Campo I e II, obrigatórios em estabelecimentos agrícolas familiares, para alunos de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Pará - UFPA, Campus de Altamira. A obtenção dos dados deu-se a partir da aplicação de questionários aos membros das famílias, que abordavam aspectos referentes à organização social e socioeconômica, enfatizando as relações sociais e divisões do trabalho nas unidades de produção camponesas.
RESULTADOS:
Em um sistema agrícola amazônico as atividades exercidas pelos membros da família baseiam-se nos conceitos da agricultura familiar, de modo que todos exerçam suas tarefas com objetivo de manter um bom andamento do trabalho. Durante a pesquisa observou-se que mulheres e homens exercem trabalhos diferentes, onde a mulher geralmente se responsabiliza pelos trabalhos domésticos e o homem é a força de trabalho, exercendo os trabalhos braçais, ao trabalhar a terra. Neste sentido, as mulheres em sua grande maioria são responsáveis pelas pequenas criações como aves; pelo cultivo de hortaliças em seus quintais e por cuidar das crianças, enfim, o trabalho da mulher geralmente limita-se a casa, que é considerado o núcleo simbólico da família. De acordo com Woortmann, 1997, nesta propriedade a direção ou governo do trabalho é realizado pelo homem, onde este desempenha o movimento de dentro para fora, ou seja, através do cultivo e venda dos produtos de seu trabalho, consegue manter o sustento de sua família, levando para fora todo o excedente dos cultivos, já a mulher realiza o processo inverso, visto que, ela traz de fora para dentro, ou seja, traz para dentro da casa os produtos cultivados na propriedade para transformá-los em alimentos voltados ao consumo.
CONCLUSÃO:
Através da pesquisa constatou-se que nos estabelecimentos estudados existe uma relação de divisão do trabalho entre homens e mulheres. Os homens têm o governo e a direção do trabalho por serem os chefes de família, sendo os detentores do conhecimento sobre o trabalho na terra. As mulheres restringem-se aos trabalhos exercidos no perímetro da casa, onde se responsabilizam pelos cuidados com a moradia, alimentação, onde pelo entendimento dos entrevistados, o homem coloca o alimento na casa, tornando-o disponível para a família enquanto a mulher é responsável pelo processamento destes para o consumo, além disso, elas são responsáveis pelos filhos e pela educação destes além de dominarem as atividades voltadas às pequenas criações. Neste sentido, a mulher nas propriedades é vista com ajuda quando vai de encontro ao marido na roça, que é o local de trabalho do homem, e em casa ela é detentora do conhecimento, exercendo os trabalhos considerados mais leves.
Palavras-chave: Unidade familiar, Força de trabalho, Sistema agrícola.