61ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
ATIVIDADE OVICIDA DE EXTRATOS AQUOSOS DE FOLHAS DE Trichilia pallida Swartz (MELIACEAE) SOBRE A MOSCA-NEGRA-DOS-CITROS, Aleurocanthus woglumi ASHBY (ALEYRODIDAE) EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO
Márcia Reis Pena 1
Neliton Marques da Silva 1
José Djair Vendramim 2
Igor Bahia Costa 1
Rodrigo Seixas 1
1. Lab. de Entomologia Agrícola, Universidade Federal do Amazonas – FCA/UFAM
2. Lab. de Resistência de Plantas e Plantas Inseticidas ESALQ/USP
INTRODUÇÃO:

Atualmente, a família Meliaceae vem se destacando, dentre as diversas famílias botânicas, como uma das mais importantes fontes de produtos inseticidas devido ao número de espécies com bioatividade e à eficiência de seus extratos, como por exemplo, espécies do gênero Trichilia. Vários pesquisadores têm isolado limonóides de diferentes espécies do gênero Trichilia e demonstrado sua atividade sobre insetos, incluindo efeitos fagodeterrente e regulador do crescimento. A mosca-negra-dos-citros, originária da Ásia, é uma importante praga dos citros. Este inseto foi introduzido no Brasil no Estado do Pará em 2001. Atualmente, a ocorrência dessa espécie já foi registrada nos estados do Maranhão em 2003, Amazonas em 2004, Amapá em 2006 e São Paulo em 2008.  Tanto os adultos como as formas imaturas deste inseto causam danos ao se alimentarem do floema da planta, levando ao murchamento e na maioria das vezes à morte desta. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da atividade ovicida de diferentes concentrações de extratos aquosos de folhas de T. pallida sobre a mosca-negra-dos-citros, A. woglumi, em condições de laboratório.

METODOLOGIA:

Este estudo foi realizado no Lab. de Entomologia Agrícola da UFAM com temperatura e umidade de 26,44°C±1,24 e 77,00%±0,15 respectivamente. As folhas de T. pallida foram coletadas no campus da ESALQ/USP, secas em estufa por 48 horas, trituradas e armazenadas. O extrato em pó foi pesado e adicionado água destilada, de acordo com cada concentração. Esta solução ficou em repouso por 24 horas e coada em papel filtro. Para obtenção dos ovos, as mudas de limão cravo, Citrus limonia, foram infestadas com mosca-negra por 24 horas e após este período todos os adultos foram removidos. Com auxílio de um microaspersor, foram aplicados 30 ml de extrato aquoso de folha de T. pallida nas concentrações 0,5%, 1%, 2%, 4%, 8% e testemunha (água destilada) na superfície abaxial de folhas contendo ovos. Após oito dias da aplicação do extrato foram avaliadas as mortalidades dos ovos, das ninfas que conseguiram eclodir e mortalidade total (ovos + ninfas).  Foi adotado o delineamento experimental inteiramente casualizado com seis tratamentos (extratos mais testemunha) e cinco repetições por tratamento. Os percentuais de mortalidade foram transformados em arcseno[{(x+0,5)/100})0,5] e submetidos à ANOVA, sendo as médias comparadas pelo teste de Tukey (p<0,05), com auxilio do Software SISVAR 5.0.

RESULTADOS:
Um total de 1.446 ovos foi avaliado. Dentre as diferentes concentrações de extrato aquoso de folhas de T. pallida aplicadas, a maior mortalidade de ovos (32,3%) foi ocasionada pela concentração de 8%, que diferiu dos demais tratamentos com exceção das concentrações de 2 e 4% (p≤0,0071). Não houve diferença significativa entre os tratamentos quanto à mortalidade de ninfas eclodidas (p≤0,1523). Considerando a mortalidade total, dentre as concentrações aplicadas, a que ocasionou maior mortalidade (37%) também foi a 8%, diferindo também, a exemplo do constatado para a mortalidade de ovos, dos demais tratamentos com exceção das concentrações de 2 e 4% (p≤0,0039). São poucos os estudos envolvendo o controle da mosca-negra-dos-citros com plantas inseticidas. Vários estudos vêm sendo desenvolvidos, por outros autores, envolvendo a atividade inseticida de T. pallida, e a mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B, praga de hábito alimentar semelhante à mosca-negra; e outros grupos de insetos bem distintos, como por exemplo, a traça-do-tomateiro (Tuta absoluta) (Lepidoptera: Gelechiidae) e Spodoptera frugiperda (Lepidoptera: Noctuidae)
CONCLUSÃO:
Estes estudos mostram uma baixa mortalidade de ovos de mosca-negra-dos-citros quando submetidos à aplicação de extratos aquosos de T. pallida, indicando possivelmente uma resistência física do ovo à ação dos extratos. Há necessidade de mais estudos para avaliar o efeito destes extratos em diferentes fases do desenvolvimento embrionário assim como o efeito direto sobre ninfas.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Inseticidas botânicos, praga dos citros, controle biológico.