61ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
CIDADANIA NO TRÂNSITO: EDUCAÇÃO COM RESPONSABILIDADE NA ESCOLA PÚBLICA DO RECIFE
Flávia Santana da Silva Barros 1
Adália Bacalhau Velloso da Silveira 1
Edna Maria Regueira Costa 1
1. Secretaria de Educação
INTRODUÇÃO:
Observamos na sociedade, frequentes problemas no trânsito como: excesso de bebida, velocidade, desrespeito às sinalizações, leis, imprudência, mortes de motoristas e pedestres. Sendo assim, resolvemos incentivar ações educativas na Escola Monsenhor Francisco Salles em Recife – PE que promovessem o respeito às leis de trânsito possibilitando resultados efetivos, aumentando a consciência crítica e mudança de atitude da comunidade escolar e família. Para tanto aderimos ao Programa de Educação de Trânsito (PET) promovido pelo DETRAN – PE anualmente, elaborando um projeto dentro da proposta do órgão com os objetivos de: despertar a consciência crítica à responsabilidade de cada um levando informações sobre a Educação no Trânsito transformando os conhecimentos em atitudes; reconhecer a importância do pedestre e suas obrigações dentro do trânsito; identificar a forma correta de locomoção do motorista, ciclista e motociclista pelo trânsito, sem transgredir as leis; reconhecer a importância da faixa de segurança, semáforos, placas de sinalização e utilização do cinto, aplicando os conhecimentos no seu cotidiano; respeitar o profissional do trânsito percebendo as situações de risco refletindo sobre os fatores que interferem para compreensão e soluções dos problemas.
METODOLOGIA:
Aderimos ao Programa PET (Programa de Educação de Trânsito) do DETRAN – PE assistimos a uma palestra onde recebemos orientações subsidiaram as nossas atividades. De posse do material recebido, elaboramos um projeto, nele: Discutimos e interpretamos textos informativos levando a reflexão do grupo; Pesquisamos em jornais, notícias de acidentes de trânsito envolvendo motoristas e passageiros, mostrando para a turma os perigos que corremos diante da irresponsabilidade de algumas pessoas; Produzimos cartazes, a partir de recortes e colagens enfocando o tema. Produzimos textos, desenhamos e pintamos placas sinalizadoras com as crianças; Fizemos audição de músicas e encenamos uma Peça Teatral com essa temática, o elenco foi formado pela Turma do Fomfomzinho, o nosso Estado já tem a versão com adultos; Simulamos o trânsito para que a turma praticasse o conhecimento adquirido; Confeccionamos o semáforo e criamos panfletos educativos que foram distribuídos com as demais turmas; Realizamos campanha de conscientização nas salas; Construímos uma maquete sobre o Trânsito; Apresentamos a dança do Frevo com a música de Almir Rouche- Alô Seu Motorista e um Rock com um figurino característico; Socializamos as produções na IX Feira de Educação de Trânsito, no Parque da Jaqueira em Recife.
RESULTADOS:
Percebemos o crescimento dos alunos no processo, alguns já começaram a criticar a forma como algumas pessoas se comportam diante do trânsito e descobriram que precisamos discutir o tema com frequencia dentro e fora da Escola, pois é um papel de todos. As crianças ficaram pasmas com a quantidade de pessoas que morrem em decorrência dos acidentes de trânsito e tudo por pressa, irresponsabilidade, desrespeito às leis e do consumo e de bebida alcoólica. Decidiram ficar vigilantes principalmente com seus familiares para que o exemplo parta da sua própria casa. A criançada adorou participar dos ensaios das danças e encenação da peça teatral, eles estavam motivados e sentiram-se valorizados. A apresentação realizada por eles no Parque da Jaqueira diante de tantas escolas particulares com recursos foi linda e a altura do evento, eles brilharam. Conseguimos descobrir talentos, diminuir a timidez de alguns e envolvê-los num trabalho de equipe refletindo no relacionamento interpessoal do grupo. Com esse projeto, observamos o entrosamento dos pais que ajudaram como voluntários nas maquiagens, incentivo na realização de tarefas em casa, no acompanhamento das crianças na Feira de Trânsito dando suporte às professoras e principalmente prestigiando seus filhos no evento.
CONCLUSÃO:
O projeto estimulou os alunos a refletirem sobre a segurança no trânsito que é um direito de todos, eles entenderam que para isso todos devem colaborar seguindo a legislação do trânsito. Descobriram que o Trânsito só será melhor quando as pessoas se conscientizarem da sua importância e passarem a contribuir de uma forma mais humana e cidadã. Socializamos todo o trabalho na IX FEIRA DE TRANSITO DO DETRAN, e nela tivemos acesso a outros projetos criados, a partir do tema proposto. O trabalho foi dentro de um contexto, houve envolvimento dos professores regentes da sala e Educação Física, direção, coordenação pedagógica, pais e alunos. Buscamos executá-lo de forma interdisciplinar nas áreas de: Arte, Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História e Tecnologia. Esse trabalho nos deixou felizes por estarmos contribuindo com a formação do nosso aluno. Além da socialização na Feira, os grupos foram convidados a se apresentarem numa gincana realizada na escola que tratava do tema Cidadania. As nossas ações mostraram que é possível fazermos um trabalho de qualidade dentro da Escola Pública trabalhando com ética, respeito e dignidade, mostrando ao aluno que ele é capaz de transformar a sociedade em que vive através dos seus atos e Educação.
Palavras-chave: Educação, Trânsito, Cidadania.